Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
informe o texto

Notícias | Malagueta

POLÍCIA FEDERAL SEGUE INVESTIGANDO CINCO CASOS DE INCÊNDIO NO PANTANAL

MEIO AMBIENTE

11/01/2025 - 12:53

Cícero Henrique

POLÍCIA FEDERAL SEGUE INVESTIGANDO CINCO CASOS DE INCÊNDIO NO PANTANAL

Foto: Reprodução

Das mais de 20 investigações sobre incêndios no Pantanal abertas pela Polícia Federal ao longo do ano passado, cinco continuam em andamento por meio de inquéritos ligados ao meio ambiente e às queimadas.

As investigações realizadas pela Polícia Federal (PF) sobre os incêndios no Pantanal, com destaque para as dificuldades em indiciar responsáveis por crimes ambientais e o trabalho conjunto com outros órgãos, como o Ibama.

Dos mais de 20 casos de incêndios investigados pela PF no último ano, apenas cinco continuam em andamento. O superintendente da PF em Mato Grosso do Sul, Carlos Henrique Cotta D’Ângelo, destacou que cerca de 70% dessas investigações não resultaram em indiciamentos. Ele explicou que, em muitos casos, os inquéritos são arquivados ou transferidos para a Justiça Estadual por não se tratarem de crimes de competência federal. Ainda assim, em localidades como Corumbá, os inquéritos frequentemente identificaram os autores e as circunstâncias dos crimes.

Em paralelo, o Ibama aplicou R$ 451 milhões em multas por queimadas ilegais na Amazônia e no Pantanal, um recorde em penalizações, indicando que a destruição de vegetação nativa continua sendo um problema grave. Isso reflete os desafios de combater e responsabilizar crimes ambientais, mesmo com tecnologia como imagens de satélite para monitorar áreas afetadas.


 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet