A invasão à sede dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023, foi desaprovada por 86% dos brasileiros, segundo pesquisa realizada pelo instituto Quaest e divulgada nesta segunda-feira, 6. Apenas 7% dos entrevistados aprovaram os atos, enquanto 7% não souberam ou não responderam.
O levantamento, que ouviu 8.598 pessoas entre 4 e 9 de dezembro, apresenta uma margem de erro de um ponto percentual e um nível de confiança de 95%. O estudo também aponta que 50% dos entrevistados acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro teve influência na organização dos eventos antidemocráticos, enquanto 39% descartam essa possibilidade.
Além disso, 48% acreditam que Bolsonaro participou do plano de golpe de Estado investigado pelo STF, enquanto 34% afirmam que ele não teve envolvimento. Uma pequena parcela, 2%, nega a existência de uma tentativa de golpe, e 17% não responderam.
Comparando com levantamentos anteriores, a desaprovação dos atos de 8 de janeiro caiu de 94% em fevereiro de 2023 para 86% agora, refletindo uma leve diminuição na reprovação ao longo do tempo. Entre os eleitores de Bolsonaro, a desaprovação é de 85%, enquanto entre os eleitores de Lula, chega a 88%. Esses dados indicam que a rejeição aos ataques se mantém alta, mesmo em um cenário de polarização política.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.