Em 2022, de acordo com o relatório setoriaç do Bando do Nordeste, o Brasil era o quarto maior produtor e o segundo maior exportador mundial de algodão, com uma produção de cerca de 2,97 toneladas entre 2022 e 2023.
No período anterior, entre 2020 e 2021, a produção ficara em torno de 2,787 milhões de toneladas, com produção concentrada sobre tido nos estados de Mato Grosso e Bahia, a região Centro-Oeste corresponde a 91% de toda a produção de algodão brasileiro.
Agora, os dados para o período de 2023 e 2024 posicionam o Brasil no primeiro lugar mundoal em exportação dessa cultura: em movimento histórico, o país se torna, pela primeira vez, o maior exportador de algodão do mundo, à frente dos Estados Unidos, que ocupava essa posição desde 1994.
Em termos de cultivo, o Brasil ocupa o terceiro lugar mundial(com cerca de 17 milhões de toneladas), atrás apenas da China (com 28 milhões de toneladas) e da Índia com 25 milhões de toneladas).
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.