O QUE ESPERAR DE 2025 EM MATO GROSSO?
31/12/2024 - 08:16 | Atualizada em 01/01/2025 - 09:15
Cícero Henrique
Foto: Secom/MT
É difícil prever o que está por vir. Com o mundo está marcado por eventos difíceis como a guerra na Ucrânia com a Rússia, guerra no Oriente Médio, o dólar subindo e inflação se alastrando para países como Estados Unidos e Europa, isso acaba refletindo no Brasil.
E por tabela Mato Grosso, que depende exclusivamente do agronegócio (infelizmente), piora ainda mais a situação dos menos favorecidos que nada ganham com isso.
Mato Grosso tem quase 700 mil pessoas na linha da pobreza, sem nenhum benefício oriundo do agronegócio, estamos falando de 39% dos 1.733.561 inscritos no CAD Único. Conforme o Painel de Monitoramento da Pobreza no Cadastro Único, 30 municípios apresentam alta vulnerabilidade, 109 média vulnerabilidade e dois (Barão de Melgaço e Nova Nazaré) estão inseridos em indicador acima da alta vulnerabilidade.
Para o procurador de Justiça José Antônio Borges Pereira, é inadmissível que Mato Grosso, estado conhecido como o celeiro do país, campeão na produção de soja, milho, algodão e de rebanhos bovino e suíno, apresente um cenário tão grave de insegurança alimentar.
Fala-se tanto em geração de riqueza. Riqueza para quem? O rico agronegócio não consegue matar a fome dos mais necessitados. Na propaganda oficial, Mato Grosso é apresentado pelo governador como estado pujante e rico. Parece tentar 'esconder sob o tapete' os que permanecem na base da pirâmide social, que ficam cada vez mais miseráveis. Quando não existirem mais mato-grossenses na linha de pobreza, aí sim o governador poderá se gabar.
Os problemas vão continuar em Mato Grosso, na saúde, na educação, na (in)segurança pública, no meio ambiente, nas obras do BRT.
Na administração pública o cenário é de apreensão em Mato Grosso, seja no governo estadual ou municipais, alguns com dívidas milionárias, deixando de pagar funcionários terceirizados e prestadores de serviços.
Para piorar ainda mais a situação, o ano de 2025 é de campanha, de olho nas eleições de 2026, ou seja, todos prometendo muito, o mesmo discurso de sempre.
Além disso, é certo que serão intensificadas as operações policiais. Isso não é novidade, devido a corrupção intensa que assola Mato Grosso, onde até o mesmo o Judiciário aparece nas páginas policiais dos principais jornais brasileiros.