Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
informe o texto

Notícias | Jurídico

MORAES exige explicações do EXÉRCITO EM 48 horas sobre visitas diárias a militares presos por tentativa de golpe

26/12/2024 - 18:51

Redação

MORAES exige explicações do EXÉRCITO EM 48 horas sobre visitas diárias a militares presos por tentativa de golpe

Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Exército explique, em até 48 horas, a realização de visitas diárias a militares detidos por suspeita de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado. A decisão foi tomada no dia 24 de dezembro, após o Exército enviar ao STF uma lista detalhando as visitas realizadas no Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília, e no Comando Militar do Leste (CML), no Rio de Janeiro.

Entre os detidos estão o general da reserva Mário Fernandes e os tenentes-coronéis Rodrigo Bezerra Azevedo e Helio Ferreira Lima, que receberam visitas diárias entre 6 e 19 de dezembro, contrariando o regulamento militar. Segundo as normas do CMP, visitas a presos especiais devem ocorrer às terças, quintas e domingos, com exceções autorizadas pelo comando. Advogados, por sua vez, têm acesso de segunda a sexta-feira em horário comercial, mediante agendamento.

O ex-ministro da Casa Civil, Braga Netto, detido desde 14 de dezembro no Rio de Janeiro, também teve o procedimento relativo à sua prisão coberto por sigilo. No entanto, Moraes cobrou esclarecimentos ao comandante da 1ª Divisão do Exército, general Eduardo Tavares Martins, responsável pelo local de detenção.

Os ofícios foram enviados em 24 de dezembro, mas, segundo o andamento processual, os documentos só foram expedidos no dia 26. O prazo de 48 horas passa a contar a partir do recebimento pelos comandantes.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet