Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
informe o texto

Notícias | Legislativo

Disputa da Mesa Diretora na Câmara expõe racha no PL Cuiabá

Interferência do prefeito eleito e deputado visam 'reformar' o puxadinho do Alencastro

17/12/2024 - 10:59 | Atualizada em 18/12/2024 - 14:15

Cícero Henrique

Disputa da Mesa Diretora na Câmara expõe racha no PL Cuiabá

Foto: Reprodução

O vereador Chico 2000 (PL) e o prefeito eleito Abilio Brunini (PL) nunca tiveram um bom relacionamento. Desde quando era vereador, a relação foi marcada por disputas e acusações. Chico 2000 integra a base do atual prefeito Emanuel Pinheiro, enquanto Abilio tornou-se inimigo político do gestor.

A filiação de Chico 2000 ao PL não acabou com as divergências e parecem mesmo te-las acentuado. No período de campanha eleitoral, havia no bastidor uma divergência sobre liberação de recursos partidários para aliados de Abilio candidatos  a vereador, preterindo Chico 2000.

A disputa pela futura Mesa Diretora que será ser eleita em janeiro expõe o racha no diretório do PL de Cuiabá.

‘É público que fui inviabilizado. Não foi algo que eu escolhi, mas resultado de articulações que desconsideraram os critérios que considero republicanos e possíveis de serem cumpridos’, disse Chico 2000 ao ser questionado sobre a decisão de disputar a presidência da Mesa em uma chapa composta com vereadores da oposição a Abilio Brunini.

Segundo o vereador, a decisão de Abilio de apoiar a candidatura de Paula Calil, irmã do deputado estadual Faissal Calil, que foi seu coordenador de campanha, levou-o a lançar candidatura. O grupo já conta com apoio de 15 vereadores.

‘Eu não voto em vereador de primeiro mandato. Isso não tem relação com a pessoa dela, mas com a vivência dentro desta Casa. Já tivemos quatro gestões comandadas por novatos, e todas resultaram em gestões mal-sucedidas, que prejudicaram a imagem do parlamento’, disse o vereador.

Quando vereador, Abilio Brunini vestia o manto de 'fiscal da prefeitura' e acusava a Câmara de ser 'puxadinho do Alencastro', em uma referência à sede da administração municipal conhecida como Palácio Alencastro. Eleito prefeito, Brunini interfere no legislativo a fim de promover uma 'reforma' do puxadinho que antes criticava.

 Membros da oposição queixaram-se que o futuro prefeito é 'vingativo' e estaria interferindo na eleição da Mesa Diretora porque 'não esqueceu que foi cassado". Em 2020, quando fez seu último pronunciamento na Câmara antes de ser cassado Abilio disparou: "minha meta é tirar vocês daqui!'.  
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet