informe o texto

Notícias | Malagueta

INSEGURANÇA EM MT: CAOS NA GESTÃO DO GOVERNADOR MAURO MENDES NA SEGURANÇA PÚBLICA

PIADA: TOLERÂNCIA ZERO

26/11/2024 - 14:31 | Atualizada em 26/11/2024 - 15:02

Cícero Henrique

INSEGURANÇA EM MT: CAOS NA GESTÃO DO GOVERNADOR MAURO MENDES NA SEGURANÇA PÚBLICA

Foto: Secom | MT

O governador Mauro Mendes(União Brasil), tem que parar de reclamar e trabalhar em prol do estado de Mato Grosso.

Desde o inicio do seu mandato o governador Mauro Mendes priorizou a segurança pública, só que a situação piorou de vez na sua gestão.

O chefe do executivo só sabe reclamar e fazer oba oba e chamar os baba-ovo de plantão para ouvir as reclamações.

Agora(dia 25) mais parece piada, o governador resolveu lançar um pacote de medidas contra o crime organizado, que mais uma vez não vai dar em nada, aliás como sua gestão ineficiente.

Podemos comparar a segurança pública como o caos na educação no estado de Mato Grosso.

O governador Mauro Mendes gosta de colocar culpa no governo Federal, usando registros de violência como pretexto para atacar a União. Esquecem que, em nossa Federação, segurança pública é atribuição precípua dos estados e tentam jogar no Executivo federal toda a carga de responsabilidade pela ação desabusada das facções criminosas.

Talvez o governador desconhece, falta diversidade e multiplicidade no debate da segurança pública no Brasil. Nesse terreno, a polarização costuma gritar alto: a violência e a insegurança são fruto exclusivamente das desigualdades sociais, sendo  possível resolver essas questões apenas quando as mazelas sociais forem solucionadas, ou se adere ao apelo fácil do endurecimento — à crença de que não há alternativa para enfrentar o crime se não for com atuação policial violenta, penas mais severas e armas espalhadas nas mãos de civis. O resultado disso é o empobrecimento da discussão sobre os caminhos mais efetivos para garantir segurança a uma população que se sente desprotegida. Perde não apenas o debate sobre segurança pública, como também perde a qualidade da democracia.

Precisamos de uma cooperação estreita entre as instituições públicas, a sociedade civil e as comunidades afetadas, buscando a construção de soluções sustentáveis e inclusivas. Uma lógica que escape das tentações de dar respostas rápidas ao clamor popular por punitivismo. Uma segurança pública eficaz, humana e capaz de gerar resultados positivos no curto e no longo prazo.

A frase que ninguém acredita mais: tolerância zero.

A imagem da foto mais parece clima de fracasso do governador Mauro Mendes.


 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet