informe o texto

Notícias | Jurídico

MINISTROS DO STF veem futuro de Bolsonaro em xeque

ELOGIOS AO RELATÓRIO DA PF

22/11/2024 - 11:29 | Atualizada em 24/11/2024 - 12:21

Cícero Henrique

MINISTROS DO STF veem futuro de Bolsonaro em xeque

Foto: Reprodução

Existe uma certeza no Supremo Tribunal Federal(STF): o procurador geral dda República, Paulo Gonet, vai oferecer denúncia bastante consistente contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados plos crimes de abolição violenta do estado democrático, golpe de Estado e oda Corterganização criminosa.

Após Polícia Federal ter concluido que, no fim de 2022, Bolsonaro e outras 32 pessoas tentaram dar um golpe para impedir a posse do presidente eleito democraticamente, Luiz Inácio Lula da Silva, a péça de acusação é esperada por todos.

Nos bastidores, ministros da Corte avaliam que o futuro político de Bolsonaro está em xeque. O desfecho das investigações amplia a pressão sobre Bolsonaro, que já está inelegível até 2030, e torna bastante improvável aprovação do projeto de lei que prevê anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Somado, as penas dos crimes citados(inclusive Bolsonaro) no relatório da Polícia Federal vão de 12 a 28 anos de prisão, podendo aumentar dependendo dos agravantes.

Para o ministro e presidentde do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, "sea gente não punir isso(tentativa de golpe), na próxima eleição quem perder vai achar que pode fazer a mesma coisa". "Mas no Brasil, as pessoas querem anistia antes de julgar".

Para o ministro Gilmar Mendes, a tentativa de qualquer atentado contra o estado democrático
 de direito já é, por si só, um "crime consumado".

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet