Sexta-feira, 18 de julho de 2025
informe o texto

Notícias | Brasil

URGENTE: Explosões nas proximidades do STF; prédio foi evacuado

13/11/2024 - 20:19 | Atualizada em 14/11/2024 - 08:31

Cícero Henrique

URGENTE: Explosões nas proximidades do STF; prédio foi evacuado

Foto: Reprodução/X

A Polícia Civil do Distrito Federal acaba de informar que policiais da 5ª Delegacia de Polícia estão no local onde ocorreu a explosão de um artefato em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta quarta-feira (13). A PCDF já deu início às primeiras providências investigativas e a perícia foi acionada ao local.

Ao final da sessão plenária, duas fortes explosões foram ouvidas, assustando todos que estavam nas proximidades. Por segurança, os ministros foram retirados do local e servidores sairam do edifício e colaboram com as autoridades.

Uma pessoa teria se suicidado, segundo as primeiras informações apuradas. Um dos artefatos explodiu próximo à estátua da Justiça, localizada na Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios. Uma segunda explosão se deu no estacionamento próximo ao Anexo 4 da Câmara dos Deputados.

A Polícia Federal vai investigar o caso.

Esquadrão antibombas faz varredura em busca de possíveis artefatos.

Esplanada dos Ministérios fechada

O acesso a Esplanada dos Ministérios foi fechado após as explosões. 

A Polícia Civil do Distrito Federal informou que já deu início "às primeiras providências investigativas e a perícia foi acionada ao local". 

Palácio do Planalto

A segurança foi reforçada no Palácio do Planalto, que fica no lado oposto ao STF, na Praça dos Três Poderes. O presidente Lula da Silva já havia deixado o Palácio no momento das explosões.

Em nota, o STF disse que foram "ouvidos dois fortes estrondos ao final da sessão e os ministros foram retirados do prédio com segurança". "Os servidores e colaboradores também foram retirados por medida de cautela", acrescenta. O público que participava da sessão que analisava ação sobre letalidade policial em favelas foi retirado às pressas. As explosões foram ouvidas após o encerramento da sessão.

Câmara dos Deputados
Os deputados foram orientados a permanecer dentro do prédio enquanto as forças de segurança fazem a varredura e apuram o ocorrido.

A identidade do homem que morreu diante da estátua da Justiça é Francisco Wanderley Luiz, 59 anos, natural de Santa Catarina. Ele foi candidato a vereador pelo PL. O veículo que explodiu é de Rio do Sul (SC) está registrado no nome dele. 

Cautela
Segundo as autoridades policiais, o corpo do homem que morreu na explosão ainda não foi identificado, portanto não se pode afirmar que o carro que explodiu seja dele. 

Em atualização

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet