Segunda-feira, 14 de outubro de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

Nível do Rio Paraguai choca moradores em Cáceres

29/09/2024 - 09:22 | Atualizada em 30/09/2024 - 07:49

Cícero Henrique

Nível do Rio Paraguai choca moradores em Cáceres

Foto: Arquivo pessoal

De acordo com dados divulgados pelo Sistema Geológico do Brasil (SGB), o nível do Rio Paraguai em Cáceres (250 km de Cuiabá) caiu para 35 cm.

Na baía de Cáceres barcos estão encalhados e são rebocados manualmente.

No vídeo abaixo um morador registrou a triste cena: 

"Quarenta anos que eu tô por aqui, nunca vi... tudo na terra".


 

Na maioria das estações monitoradas, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as cotas estão abaixo da faixa de normalidade. As informações são apresentadas em novo boletim de monitoramento hidrológico, disponível na plataforma do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Paraguai

Seca impacta região 

Os impactos da seca já são evidentes em vários setores. Para a navegação, o baixo nível do rio afeta diretamente a movimentação de embarcações de maior profundidade, que enfrentam dificuldades para navegar em trechos críticos. No setor de saneamento, os níveis baixos dificultam a captação de água e levam à necessidade de implantar bombas flutuantes para manter o abastecimento regular. 

Além disso, o meio ambiente também sofre com essas condições, pois a redução do fluxo de água pode intensificar a degradação dos habitats aquáticos e aumentar a concentração de nutrientes, com risco de ocorrência do fenômeno da “decoada”, que implica em elevada mortandade de peixes nos rios do Pantanal.


 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet