A ausência do candidato à reeleição à prefeitura do município de Várzea Grande, Kalil Baracat, foi registrada durante o Encontro dos trabalhadores da educação, pais e estudantes, promovido pela subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, no município, na noite de ontem (25/09). O evento realizado com objetivo de entregar a carta-compromisso com a educação municipal, contou com a presença dos/as demais candidatos/as a Prefeito/a de Várzea Grande.
Para o presidente da subsede do Sintep/Várzea Grande, Juscelino Moura, anfitrião do evento, a Carta Compromisso com a Educação Pública do Município de Várzea Grande é um documento que apresenta as principais reivindicações dos trabalhadores da educação. “O foco é garantir o compromisso do/a candidato/a eleito/a com ações de melhorias na educação pública e gratuita”, explica o professor.
Diante do não comparecimento e sem justificativa da ausência do candidato Kalil Baracat, a organização do encontro avaliou como desinteresse do candidato em se comprometer com a educação pública do município. “É lamentável a ausência do candidato à reeleição, o que já demonstra o descompromisso com a educação pública de VG, como tem feito durante a atual gestão”, enfatiza o professor Juscelino Dias.
Conforme o dirigente, além de não participar do Encontro com os Educadores, o prefeito candidato não apresenta em seu Plano de Governo um planejamento para a recuperação do ganho salarial dos trabalhadores (Servidores Técnicos), que acumulam déficit salarial de 69,01% em relação ao piso salarial dos professores”, explica o presidente do Sintep/VG
O documento apresentado aos candidatos pelo Sindicato estabelece o comprometimento do/a candidato/a com diversos itens pautados por reivindicações dos trabalhadores(as). “A Carta-Compromisso é uma forma de comprometer os gestores eleitos com as demandas da educação, assumindo a promessa de que o ensino público receberá a devida atenção e empenho por parte da prefeitura”, reforçou o dirigente.
A apresentação pública da Carta teve leitura do estudante Layan Rezec Moura, representante da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). O evento contou com a participação dos vários professores e funcionários da Educação, pais, estudantes e das candidatas Leliane Borges (PT), Flávia Moretti (PL) e do candidato Miltão (PSOL).
Situação dos Servidores de VG
Apesar de Várzea Grande ser o segundo maior município de MT e o quarto mais rico do estado, o atual prefeito e candidato à reeleição não cumpre as leis trabalhistas da educação e paga um dos piores salários aos trabalhadores, entre os municípios considerados mais pobres da baixada cuiabana tais como: Acorizal, Barão de Melgaço, Jangada, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimarães e Poconé.
Atualmente, conforme o Sintep/Várzea Grande, o Piso Salarial dos professores é de apenas R$ 2.429,24, com uma defasagem de 20,40% em relação ao Piso Salarial Nacional. O quadro é ainda mais grave em relação ao piso salarial dos Servidores Técnicos da Educação TSAE (merendeiras, vigias, auxiliares de serviços gerais, TDI, TDE, TAE), que estão há 7 anos sem a recomposição salarial justa, recebem o salário base de R$ 1.172,48, e complementação salarial para não receberem abaixo do salário mínimo. “Isso é vergonhoso”, afirma o dirigente (com informações do Sintep/VG)
Confira a Carta-Compromisso na íntegra