O advogado Reinaldo Américo Ortigara, conselheiro da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT), é alvo de uma investigação disciplinar por ofender colegas com declarações machistas e homofóbicas no grupo de WhatsApp da administração.
Procurado pelo Estadão, ele não se manifestou sobre o procedimento. O espaço está aberto.
O conselheiro compartilhou no grupo da OAB um meme em que um homem afirma que percebeu que a esposa estava morta porque "o sexo foi o mesmo, mas a louça começou a empilhar rapidamente".
Colegas reagiram no grupo. Ortigara, no entanto, respondeu às críticas com mais ofensas. Ele chamou a reação de "mimimi", "frescura" e "chatice aguda". Também afirmou que "se vocês ficaram bravas, eu estou rindo", "nem sei porque você está se doendo já que ali se trata de casamento hétero" e "uma pena, vocês, mulherada velha, se importando com piadinha boba".
Uma advogada apresentou um pedido formal de providências. O caso foi encaminhado pela presidente OAB de Mato Grosso, Gisela Alves Cardoso, à Corregedoria em abril, mas veio a público nesta semana pelas mãos da oposição. As eleições da OAB estão marcadas para a segunda quinzena de novembro.
https://www.estadao.com.br/politica/blog-do-fausto-macedo/conselheiro-oab-mt-alvo-apuracao-disciplinar-piada-machista-grupo-whatsapp/