Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025
informe o texto

Notícias | Geral

Cuiabá tem apenas um candidato a vereador integrante da BANCADA DO CLIMA

19/09/2024 - 13:47 | Atualizada em 20/09/2024 - 12:32

Cícero Henrique

Cuiabá tem apenas um candidato a vereador integrante da BANCADA DO CLIMA

Foto: Cícero Henrique/Caldeirão Político

A Bancada do Clima, iniciativa criada para amplificar as vozes em defesa do meio ambiente nos legislativos municipais, conta com apenas um candidato a vereador por Cuiabá.

Com a missão de construir um futuro sustentável para todo o Brasil, a iniciativa busca a adaptação das cidades e a preparação para os próximos desafios climáticos. 

Mestre em geociências, e especialista em gestão pública pela UFMT e Doutor cotutela em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e em Environmental Sciences pela Universidade de Tubingen (Alemanha)., Caiubi Kuhn é professor na UFMT, 34 anos, é, até o momento, o único candidato a vereador inscrito na Bancada do Clima.

O representante do Partido Trabalhista Brasileiro (PDT) assinala que a população de Cuiabá viveu nas últimas semanas dias difíceis, com muita fumaça decorrente das queimadas, pouca umidade do ar e muito calor. A capital mato-grossense por vários dias seguidos foi a cidade mais quente do Brasil. Porém, o histórico da capital demonstra a ocorrência de desastres decorrentes de extremos de chuva, como a enchente de março de 1974, que atingiu a Baixada Cuiabana, deixou mais de 24 mil pessoas desabrigadas e destruiu bairros inteiros. Em abril de 2001, em cinco horas de chuva, choveu 129 mm, e provocou alagamentos e inundações em Cuiabá, que ocasionou a morte de 15 pessoas, e deixou mais de 5 mil pessoas desabrigadas.

“Cuiabá precisa desenvolver desde ações estruturais de planejamento urbano, para reduzir a susceptibilidade a desastres naturais. Além disso, defendo a estruturação da Defesa Civil municipal de forma técnica, bem como desenvolver uma política de arborização adequada para lidar com extremos climáticos de calor. Defendo também o fomento a ações de educação ambiental com a população e com as escolas, visando explicar os fenômenos da natureza”.




 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet