Segunda-feira, 14 de outubro de 2024
informe o texto

Notícias | Malagueta

AO VIVO: MARINA SILVA DETALHA AÇÕES DO GOVERNO CONTRA OS INCÊNDIOS NO PAÍS

INCÊNDIOS CRIMINOSOS

17/09/2024 - 10:18 | Atualizada em 17/09/2024 - 12:33

Redação

AO VIVO: MARINA SILVA DETALHA AÇÕES DO GOVERNO CONTRA OS INCÊNDIOS NO PAÍS

Foto: Reprodução

No programa “Bom Dia, Ministra”, que vai ao ar nesta terça-feira (17),  a titular do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, trará à tona as principais iniciativas do Governo Federal para enfrentar o drama dos incêndios florestais no Brasil. A ministra será entrevistada ao vivo por radialistas de todo o país, oferecendo um panorama detalhado sobre as políticas de prevenção, combate, fiscalização e punição dos responsáveis pelos crimes ambientais.

O tema é urgente. Com a chegada da temporada seca, o país se vê novamente às voltas com o aumento dos focos de incêndio, especialmente na Amazônia e no Cerrado. Marina Silva, à frente da pasta, vai reforçar as ações que o governo pretende intensificar nos próximos meses, visando tanto a prevenção quanto a repressão dos culpados. O público poderá acompanhar a transmissão ao vivo pela TV e plataformas digitais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Resultados na preservação

Além de detalhar as medidas futuras, a ministra também deverá exibir com orgulho os avanços já conquistados. Em agosto deste ano, o Brasil registrou a menor área sob alerta de desmatamento na Amazônia em seis anos, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Essa queda expressiva de 69,7% em relação a 2022 sinaliza que o país está recuperando seu compromisso com a preservação ambiental, revertendo a grave crise ecológica dos últimos anos.

Com isso, o governo planeja ampliar essas políticas de preservação, sempre em parceria com estados, municípios e entidades internacionais. A ministra, que será um dos principais nomes da COP30 em Belém, já antecipa que o Brasil vai buscar protagonismo global em novembro de 2025, consolidando-se como uma referência no combate às mudanças climáticas.

Fiscalização rigorosa

Outro ponto que será tratado é a fiscalização mais rígida contra crimes ambientais. Marina Silva deve enfatizar o uso de novas tecnologias, como satélites e drones, para monitorar áreas de risco. Além disso, o governo vai apertar o cerco aos infratores com penas mais duras e maior agilidade nos processos judiciais. A ministra promete não dar trégua aos responsáveis pelos incêndios, que além de destruir ecossistemas, afetam a saúde de milhões de brasileiros.

Assista a entrevista abaixo

 

Vídeo Relacionado

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet