informe o texto

Notícias | Geral

Fazenda em Mato Grosso é recordista de queimadas no país

COMPRADA POR POLÍTICOS

14/09/2024 - 13:34 | Atualizada em 16/09/2024 - 10:53

Cícero Henrique

Fazenda em Mato Grosso é recordista de queimadas no país

Foto: Bruno Fonseca | Agência Pública)

A reportagem especial da Agência Pública revela uma situação alarmante no estado de Mato Grosso, onde grandes queimadas estão sendo conduzidas por grupos poderosos, com suposto envolvimento de políticos locais. Um dos casos mais graves é o da Fazenda Bauru, localizada no município de Colniza, próximo à divisa com o Amazonas, que lidera o número de focos de incêndio em 2024 no Brasil.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que a Fazenda Bauru teve 608 focos de incêndio até o momento, mais que o dobro da segunda colocada. A maioria desses focos ocorreu em julho, com registros diários de mais de 50 incêndios ativos. Em setembro, a situação continua crítica, com alertas de incêndios graves visíveis em sistemas de mapeamento como o Google Maps.

As queimadas nessa fazenda colocaram a propriedade sob vigilância do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros, embora a corporação não tenha respondido sobre ações concretas ou prisões relacionadas aos incêndios criminosos. O histórico da Fazenda Bauru com queimadas criminosas é extenso. Em 2022, uma operação policial desmantelou um plano para organizar um novo “Dia do Fogo” em Colniza, semelhante à ação de 2019 em Novo Progresso (PA), na qual fazendeiros provocaram incêndios coordenados em protesto contra políticas ambientais.

Essas ações criminosas e a impunidade que frequentemente as acompanha refletem a complexidade do combate às queimadas na Amazônia, muitas vezes ligadas a interesses políticos e econômicos locais.

 

https://www.nexojornal.com.br/externo/2024/09/12/a-fazenda-em-mato-grosso-recordista-de-queimadas-em-2024



 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet