informe o texto

Notícias | Executivo

Chapada e Cuiabá têm domingo de fogo aterrorizante

09/09/2024 - 08:31 | Atualizada em 09/09/2024 - 17:19

Redação

Chapada e Cuiabá têm domingo de fogo aterrorizante

Chapada dos Guimarães (MT), domingo 8/9/2024

Foto: Reprodução

Em Chapada dos Guimarães, 26 bombeiros militares combatem, com apoio de um avião, dois incêndios na região do Complexo de Cavernas Aroe Jari e Mirante do Centro Geodésico da América do Sul, e dão apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no combate ao incêndio que atinge o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

O final de semana foi aterrorizante para moradores e turistas de Chapada dos Guimarães. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostraram redemoinhos de fogo (foto de capa) se aproximando das cavernas Aroe Jari e do Centro Geodésico da América do Sul. 

Em Cuiabá, no bairro Osmar Cabral, o fogo (foto abaixo) começou por volta das 10h de domingo em um terreno baldio e se alastrou rapidamente ameaçando residências.  O combate ao incêndio se estendeu por todo o dia. 



Participam das ações a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil Municipal de Chapada dos Guimarães e Força Aérea Brasileira, além de brigadistas do ICMBio, SOS Pantanal e Brigada do Jamacá.

Já no Pantanal mato-grossense, 56 bombeiros militares se distribuem na Terra Indígena Baía dos Guató e Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço; e na região da Fazenda Cambarazinho, em Poconé. Nesses locais, os militares contam com um avião, 17 viaturas, 11 máquinas e quatro barcos.

Auxiliam nas ações a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Defesa Civil do Estado, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Chapada dos Guimarães, MT (@chapadadosguimaraesmt)


Outros 124 bombeiros combatem incêndios em
  1. Cuiabá,
  2. Rosário Oeste,
  3. Nobres,
  4. Santo Antônio do Leverger,
  5. Nossa Senhora do Livramento,
  6. Cáceres,
  7. Vila Bela da Santíssima Trindade,
  8. Comodoro,
  9. Peixoto de Azevedo, Sinop,
  10. Juína, Feliz Natal,
  11. Aripuanã,
  12. Novo Mundo,
  13. Sorriso,
  14. Nova Mutum,
  15. Nova Maringá,
  16. Diamantino,
  17. Alto Paraguai,
  18. Paranatinga,
  19. Alto Araguaia,
  20. Ribeirão Cascalheira,
  21. Canarana, Cocalinho,
  22. Campo Verde,
  23. Tangará da Serra e
  24. Lucas do Rio Verde.
Incêndio em terra indígena
Um incêndio queimou 20 mil hectares na Terra indígena Rio Formoso, entre Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis, a 242 km e 397 km de Cuiabá. O sinistro foi registrado, respectivamente, no sábado (7) e domingo (8). Ao todo, oito aldeias da Terra indígena já foram afetadas e a lavoura foi destruída pelas chamas. Ninguém ficou ferido e as moradias foram salvas.

Incêndios extintos

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu sete incêndios florestais nas últimas 24 horas. Neste domingo (08.09), 206 homens combatem 45 incêndios com apoio de quatro aviões, 65 viaturas entre caminhões-pipa e caminhonetes, 11 máquinas e quatro barcos.

Os incêndios foram extintos na Fazenda Teles Pires, em Sorriso; na Fazenda Tartaruga, em União do Sul; na Fazenda Triângulo Mineiro, em São Lourenço de Fátima, distrito de Juscimeira; no Vale da Benção e no distrito de Santiago do Norte, na MT-130, em Paranatinga; na Fazenda Sesmaria do Pari, em Alto Paraguai; no Assentamento 12 de Outubro, em Cláudia; e na Fazenda Cambé Gleba, em Nova Maringá.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet