06/09/2024 - 16:05
Cícero Henrique
A expectativa de que o X, antigo Twitter, voltasse a ser acessível no Brasil antes do segundo turno das eleições municipais de 2024 parece estar bastante distante. O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter a suspensão da rede social, uma decisão tomada no contexto dos inquéritos sobre milícias digitais e atos antidemocráticos.
A decisão de Nunes Marques em manter a suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil durante o período eleitoral de 2024 levanta várias questões sobre a relação entre liberdade de expressão e a proteção da ordem pública. A ação coloca o STF no centro de um debate que envolve não só a influência das redes sociais no processo democrático, mas também a maneira como plataformas digitais podem ser usadas para disseminação de informações falsas e potencialmente comprometer eleições.
Por um lado, há uma preocupação legítima em relação ao uso da plataforma para fins antidemocráticos, como o incentivo a crimes e a obstrução de investigações sobre milícias digitais. Moraes justificou a suspensão e o bloqueio de ativos com base no descumprimento de ordens judiciais e na proteção da integridade eleitoral. Por outro lado, a decisão de manter a suspensão até uma discussão mais ampla pelo plenário do STF, especialmente em um período eleitoral, também traz à tona o impacto que tal medida pode ter sobre o acesso à informação e a liberdade de expressão no Brasil, que são direitos fundamentais.
A discussão sobre o retorno do X pode se prolongar indefinidamente, caso o julgamento seja adiado ou algum ministro peça vistas do processo. Isso significa que há a possibilidade real de a rede social não voltar a operar até, ou mesmo após, o fim das eleições municipais de 2024.
12/12/2025 - 12:50
10/12/2025 - 19:52
10/12/2025 - 15:19
07/12/2025 - 11:53
02/12/2025 - 10:27
16:26
15:10
14:27
14:02
13:44