As diferentes formas de violência contra a mulher continuam sendo uma das violações de direitos humanos mais prevalentes e generalizadas no mundo.
Visando dar mais segurança às mato-grossenses, o projeto de lei nº 1490/2024 de autoria do deputado Paulo Araújo (PP) quer instituir a Campanha “Mais Por Elas”, a ser celebrada anualmente no quarto sábado do mês de agosto de cada ano.
“Cada estabelecimento que cooperar com a campanha, receberá um selo de qualidade e a cidade que reduzir o índice de violência contra a mulher recebera o reconhecimento pelo desempenho e incentivo pelo empenho em prol contra a violência a mulher”, explicou o parlamentar durante a sessão desta quarta-feira (04).
Em 2023, Mato Grosso registou 46 casos de feminicídio em todo estado, o que corresponde a uma média de quatro feminicídios por mês. Destes, apenas 5 mulheres tinham medida protetiva contra o agressor, segundo levantamento da Polícia Civil. O número representa que apenas 11,9% dos homens eram observados pela segurança pública.
De acordo com dados obtidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (Sesp) o 1º semestre de 2024 já contabiliza 20 casos de violência contra a mulher em todo o estado. A cidade com maiores índices no ano passado é Cuiabá, com cinco feminicídios, seguida por Sorriso (5), Cáceres (4), Sinop (3) e Mirassol D'Oeste (3).
“Com dados alarmantes, se faz necessárias campanhas alinhadas de conscientização que envolvam todas as cidades de Mato Grosso para que juntos possamos combater esta violência que vem crescendo e assustando cada dia mais a população. É de suma importância dar efetividade ao direito à segurança a todas as mulheres do nosso estado”, finaliza Paulo Araújo.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.