O sindicatos de profissionais da educação de Mato Grosso e Várzea Grande denunciam há anos o 'desmonte' promovido por parte do governo Mauro Mendes. Em mais uma decisão unilateral, sem discussão com a comunidade e profissionais, a DRE Cuiabá, por meio da Coordenadoria de Gestão Escolar e de Rede comunicou, via e-mail, o encerramento das atividades no período noturno, em 2025, na EE Elizabeth Maria Bastos Mineiro, ´bairro Jardim Eldorado, no município de Várzea Grande.
O ofício, datado de 16 de agosto, cita que o motivo da fechamento do período noturno se deve à
realocação das turmas para uma nova unidade que será inaugurada. No entanto, não informa qual é e onde está localizada a nova unidade.
Diante da situação, a gestão escolar convocou professores, alunos e pais para realização de uma Assembleia Geral com Trabalhadores da Educação, pais e estudantes, na EE Elizabeth Maria Bastos Mineiro, nesta terça-feira, 27/8, às 19h, para tratar do FECHAMENTO DO PERÍODO NOTURNO.
Segundo informado pelo Sintep-VG, a EE Elizabeth Maria Bastos Mineiro tem:
• Em torno de 300 estudantes frequentes no noturno;
• Atende diversos bairros da periferia;
• 14 salas funcionando no turno noturno;
• Oferece Ensino Médio Regular, EJA Fundamental e Médio;
• É a maior escola estadual de VG.
A comunidade escolar, alunos e familiares manifestaram repúdio à decisão, comunicada à direção escolar por e-mail, sem diálogo um diálogo prévio com a comunidade escolar sobre o fechamento do ensino noturno.
Dirigentes sindicais e pais se perguntam o motivo para o fechamento de escolas tradicionais, situadas em pontos bem localizados e que atendam a demanda de todos estudantes?
Por outro lado, denunciam que o governo fecha escola, mas constrói outras. Quem está sendo beneficiado? Quem está está por trás dessas construtoras? São perguntas que a comunicade e o sindicato fazem, pontua o presidente do Sintep VG, professor Juscelino.
Assembleia Geral será realizada nesta terça, 27/8, às 19h
Um outro mau exempo citado pelo professor Juscelino foi a decisão do governo Mauro Mendes de fechar o período noturno para os alunos no Colégio Líceu Cuiabano. "Os alunos fazem opção pelo Liceu por ser referência e tradicional na capital", afirmou o sindicalista.
"O governo de Mauro Mendes não tem nenhuma preocupação com a educação", salientou o dirigente ao apontar a incoerência dessa gestão, transferindo os alunos do noturno do Líceu para o colégio Cezário Neto, que já tem sua capacidade lotada.