Os futuros prefeitos das cidades da Amazônia assumirão seus cargos em um dos momentos mais importantes da história do bioma. Os mandatos serão acompanhados atentamente pela comunidade internacional, com a qual o Brasil possui o compromisso de zerar o desmatamento até 2030. Além disso, os municípios amazônidas precisam lidar com as piores consequências da crise climática, convivendo com estiagens intensas e ondas de calor.
Veja as propostais ambientais dos candidatos a prefeitura de Cuiabá.
Abílio Brunini (PL) enfatiza a integração turística com as áreas verdes da cidade; Eduardo Botelho (União) dedica a maior parte de suas propostas ambientais ao desenvolvimento rural, e Lúdio Cabral prioriza políticas voltadas à descarbonização dos transportes e investimento em inteligência para a gestão socioambiental do município.
-Abílio Brunini: o candidato separa os temas sustentabilidade e saneamento básico em áreas distintas de seu plano de governo. Na área ambiental, apresenta três prioridades: expansão de áreas verdes, com políticas de estímulo à arborização e criação de parques urbanos; investimento em parques de geração de energia renovável, com ênfase na fotovoltaica; e reestruturação do sistema de gestão de resíduos sólidos, investindo na construção de aterros sanitários e estações de transferência.
Brunini também se propõe a criar um incentivo fiscal voltado à arborização urbana, descontando o valor do IPTU para proprietários que mantiverem áreas verdes em seus quintais. O candidato também detalhou seu plano de investir na infraestrutura dos principais parques urbanos da cidade, buscando inclusive integrá-los com a gestão turística de Cuiabá.
Por outro lado, o deputado pretende eliminar a obrigatoriedade de permissão da prefeitura para realização de obras, inclusive estimulando construtoras a investir em verticalização.
-Eduardo Botelho: disputando pelo União Brasil, seu plano apresenta um amplo leque de propostas na área ambiental, divididas em cinco eixos: proteção e expansão de áreas verdes, com foco em arborização urbana, criação de viveiros frutíferos e recuperação da mata ciliar; desenvolvimento ambiental, voltado à adoção de cadeias produtivas sustentáveis, modernização na gestão de resíduos e de fomento à educação ambiental; um eixo de desenvolvimento rural, voltado à regulação fundiária e distribuição do Cadastro Ambiental Rural (CAR); e por fim o incentivo à produção agrícola rural, com foco na diversificação de produtos; e incentivo à agroindústria, com foco na formação de cadeias comerciais e desburocratização.
Seu programa também inclui uma reforma administrativa na Secretaria de Meio Ambiente para unificar as cadeias de comando para ações de fiscalização e regulação, além da adoção de parcerias público-privadas (PPPs) para o fornecimento de serviços de assistência técnica a produtores rurais.
-Lúdio Cabral: o plano de governo do candidato do PT conta com uma abordagem transversal sobre sustentabilidade, atrelando o tema às suas propostas de desenvolvimento urbano, com ênfase na mitigação da crise climática. Isso se reflete principalmente na gestão da mobilidade urbana, voltada à descarbonização da frota de ônibus, aumento na oferta de transporte coletivo e expansão da malha de calçadas e ciclovias mirando a redução da dependência de veículos automotivos.
Ao tratar especificamente de questões ambientais, ele também propõe uma política de arborização urbana. Além disso, ele pretende criar programas de recuperação ambiental de áreas degradadas e de recuperação de cursos d’água, implementado inclusive a Zona de Segurança Hídrica do Rio Coxipó e Cuiabá. Ele também inclui propostas voltadas à produção rural voltada à agricultura familiar e ao cooperativismo. O estímulo à formação de cooperativas também está presente em suas propostas de geração de energia solar e de gestão de resíduos sólidos.
Cabral dedica grande parte do capítulo voltado ao meio ambiente para propor o investimento em instrumentos de inteligência para otimizar a gestão fundiária, a coleta de lixo na cidade e o controle da qualidade do ar.
https://congressoemfoco.uol.com.br/area/pais/veja-as-propostas-ambientais-dos-candidatos-das-maiores-capitais-da-amazonia/