Incêndio de grande proporção na MT-251
02/08/2024 - 18:26 | Atualizada em 03/08/2024 - 13:24
Da Redação
Foto: Reprodução
Na tarde desta sexta-feira (2) um incêndio de grandes proporções foi registrado por populares na vegetação da MT-251, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.
Na internet circula um vídeo que mostra o fogo alto e fumaça preta. O fogo já foi controlado e a pista está liberada para trânsito onde 28 bombeiros combatem as chamas às margens da MT-251, próximo ao Trevo do Manso, em Cuiabá. Os militares contam com o apoio de um avião, dois caminhões, uma carreta e uma caminhonete. Equipes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar fazem o controle do fluxo nos dois sentidos da rodovia.
O tempo seco, associado à baixa umidade do ar e calor favorecem incêndios florestais.
Outros incêndios
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu dois incêndios florestais em Canarana nesta sexta-feira (02.08). Outros 18 incêndios são combatidos por 140 homens, com apoio de três aviões, um helicóptero, 35 caminhonetes, 10 caminhões-pipa, nove máquinas e três embarcações.
Os dois incêndios em Canarana, localizados na zona urbana e na Fazenda Arujá, começaram nesta sexta-feira, durante a manhã, e foram extintos durante a tarde.
Ainda em Cuiabá, 20 bombeiros combatem um incêndio florestal às margens da MT-351, entre o Coxipó-açu e o Residencial Parque Mirella. Os militares contam com apoio de cinco viaturas.
No Pantanal, 36 bombeiros combatem quatro incêndios florestais em Porto do Triunfo e na Fazenda Cambarazinho, em Poconé, e em Porto Conceição na divisa com a Bolívia, em Cáceres.
Nestes incêndios, as equipes contam com apoio de um avião, dez viaturas, nove máquinas para a construção de aceiros, quatro caminhões auto tanque e três embarcações.
Auxiliam nestas ações oito funcionários da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), cinco membros da Defesa Civil do Estado, um integrante do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ibama, militares do Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil.
Dentro do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense (Parna Pantanal), brigadistas do ICMBio e do Ibama combatem um incêndio próximo à divisa da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê.
Na Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, 13 bombeiros fazem o combate direto onde há acesso. As ações contam com apoio de um avião, um helicóptero, um caminhão-pipa e cinco caminhonetes.
Vinte e nove bombeiros combatem incêndios florestais na Fazenda Araras, em Canarana, na Serra do Patrimônio, em Pontes e Lacerda; na Fazenda La Serena, em Paranatinga; na APA Chapada dos Guimarães, em Chapada; na região da MT-242, em Itanhangá; e no Assentamento 12 de Outubro, em Cláudia; na Fazenda Carvalho, em Canabrava do Norte; na Fazenda Itapema, em Porto Alegre do Norte; e na Fazenda Morro Alto, em Marcelândia.