O governo de Mauro Mendes(UB) é um verdadeiro caos no estado de Mato Grosso, pelo menos é o que pensa o Sintep.
Aliás o governo de Mauro Mendes vem patinando na educação, na saúde, na (in)segurança e no meio ambiente.
Na educação segundo o Sintep, a gestão de Mauro Mendes é um desastre total, aniquilou todas demandas dos educadores, além do empobrecimento dos professores no estado.
Nos bastidores comentários são de que Mauro Mendes é "incompetente" como gestor, e pra piorar a situação está mal assessorado com os atuais secretários.
O fim do confisco das aposentadorias imposto pelo governo Mauro está entre as pautas prioritárias do Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso). O tema que foi mais uma vez destaque na recente mobilização da categoria, estará nas discussões do Conselho de Representantes e na Assembleia Geral em agosto.
Nos últimos seis anos, os aposentados e aposentadas da educação foram surpreendidos com a redução dos salários devido aos calotes da RGA e à Reforma Previdenciária do estado, que passou a confiscar mais 14% da única fonte de renda do segmento. A política de precarização salarial dos trabalhadores da educação na rede estadual, via Gratificação por Resultado, foi um novo prejuízo para os aposentados e pensionistas. O bônus (gorjeta) pago pelo governo não é salário e, portanto, não impacta nas aposentadorias.
Para o secretário de Finanças do Sintep-MT, Orlando Francisco, a pressão da categoria é fundamental, pois por meio dela o governo já anunciou a realização de um Concurso Público após sete anos. Quanto ao confisco das aposentadorias, o dirigente lembra que o próprio Supremo Tribunal Federal (STF), que analisa invalidar alguns pontos da Reforma da Previdência (Emenda Constitucional nº 103), aprovada em 2019, anuncia a provável inconstitucionalidade da dupla taxação dos aposentados e pensionistas, medida adotada em Mato Grosso.
https://sintep.org.br/sintep/Utilidades/view_noticia/aposentadoria-em-risco-reforca-a-luta-do-sintep-mt-contra-confisco-e-por-valorizacao/i:3442