O governador de Mato Grosso Mauro Mendes (União Brasil) demonstrou desconhecer números e dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ontem (23), no Palácio Paiaguás, irritou-se quando foi questionado pela imprensa sobre o aumento da violência no estado.
Como de costume o governador só gosta de perguntas que lhe são convenientes e alguns veiculos de comunicação se prezam a isso, virando verdadeiros 'assesores de imprensa'.
Atualmente, Mato Grosso é um estado muito violento, onde predomina a insegurança, medo, famílias acabam como reféns em suas residências.
Uma prova dessa situação é que no centro da capital não se pode mais caminhar depois das 19h. Na Avenida do CPA, depois das 20h as pessoas ficam por sua conta e risco.
O jornal Estado de S. Paulo,
publicou hoje (24) uma reportagem especial que aponta o aumento da violência no estado de Mato Grosso.
Ocorreu piora nos seis Estados: Alagoas, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Amapá, com destaque para os dois últimos. Ainda assim, diferentemente do balanço do ano passado, agora houve queda nos indicadores em todas as regiões.
O Brasil teve, em 2023, queda pelo terceiro ano seguido no número de homicídios, segundo o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira, 18. Com isso, o País chegou ao menor patamar desde que a série histórica começou, em 2011, além de ser a primeira vez nesse período em que foram contabilizados menos de 47 mil óbitos.
Por hora, a média é de 5 assassinatos no Brasil. O número, apesar da redução, ainda é considerado mais alto não só do que a média mundial, mas em relação a outros países da América Latina.