informe o texto

Notícias | Malagueta

"AS ELEIÇÕES NA FRANÇA DEIXAM UMA LIÇÃO PEDAGÓGICA PARA OS EXTREMISTAS NO BRASIL", ALERTA O BOLSONARISTA CIRO NOGUEIRA

08/07/2024 - 12:32 | Atualizada em 08/07/2024 - 12:54

Redação

Foto: Reprodução

Diante do resultado das eleições legislativas na França, marcadas pela derrota do partido de extrema-direita Assemblée Nationale (Reunião Nacional) de Marine Le Pen e pela consolidação da coalizão de esquerda Nouveau Front Populaire (Nova Frente Popular, NFP) como maior bloco do parlamento francês, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do Progressistas e ex-ministro no governo de Jair Bolsonaro, pronunciou-se em suas redes sociais. De acordo com ele, o pleito francês representa um alerta à direita brasileira, pois retrata as consequências da adoção de uma postura extremista e isolacionista.

De acordo com o parlamentar, o cenário francês se assemelha à situação brasileira, pois nos dois países, “os setores mais vigorosos da Direita ainda imaginam que podem, sozinhos, ser referendados pela vontade popular”, e os dois extremos “procuram o tempo todo desqualificar os que pensam diferente, mesmo que possuam inúmeros pontos de convergência com pontos centrais de sua agenda”. A população brasileira, porém, “não é de extremismos”.

O senador alertou que, no caso da direita, comportamentos fundamentalistas de uma parcela que acredita possuir força majoritária acabam por estigmatizar o todo. “O que os acontecimentos da França demonstram é que a construção de uma maioria exige mais do que convicção. Exige a capacidade de congregar em torno de um projeto nacional, de uma nação que não possui um pensamento único, mas múltiplo, um projeto maior do que o de qualquer corrente”, ponderou.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet