informe o texto

Notícias | Geral

Governo Bolsonaro bancou comunidades terapêuticas sem médicos e profissionais de saúde mental

PROJETO AWIRE

30/06/2024 - 15:24 | Atualizada em 01/07/2024 - 10:15

Redação

Governo Bolsonaro bancou comunidades terapêuticas sem médicos e profissionais de saúde mental

Foto: Andre Borges/Agência Brasília.

Ao menos 288 comunidades terapêuticas receberam recursos do governo federal entre 2019 e 2022, período que marca a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, para a execução de projetos de recuperação de dependentes de álcool e demais drogas em todo o país. Do total, porém, mais de 14% não previam a contratação de médicos, e outros 28% não citavam a inclusão de psicólogos ou demais profissionais de saúde mental em seus quadros.

Dados oficiais indicam que havia um déficit ainda maior de enfermeiros e profissionais de enfermagem, ausentes em 67% dos projetos aprovados, na época, pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Profissionais de educação, como psicopedagogos, estiveram presentes em apenas 17,65% das propostas, e apenas 36,33% incluíram a contratação de assistentes sociais.

Os dados foram levantados pela Frente Parlamentar da Saúde Mental, que atua na Câmara dos Deputados, com base nas respostas do governo a um requerimento de informação de autoria da sua presidente, Tabata Amaral (PSB-SP), e do coordenador de fiscalização da bancada, deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ). Os resultados, apresentados pelo Ministério do Desenvolvimento Social, foram compilados em uma plataforma pública, com a íntegra dos contratos e termos de colaboração.

O requerimento solicitou informações sobre os projetos aprovados desde 2017, mas os contratos anteriores ao ano de 2019 foram perdidos, e um outro contrato não estava em formato compatível com as ferramentas de cruzamento de dados. Com isso, restam ainda 47 projetos de contratação de comunidades terapêuticas, aprovados na gestão de Michel Temer, sem informações a respeito da formação de suas equipes técnicas.
 

https://congressoemfoco.uol.com.br/area/governo/governo-bolsonaro-bancou-comunidades-terapeuticas-sem-medicos-e-profissionais-de-saude-mental/


 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet