informe o texto

Notícias | Executivo

Falta de comprometimento de Mauro Mendes faz ICV encerrar parceria em projeto ambiental em MT

SALADA VERDE

23/06/2024 - 15:59 | Atualizada em 24/06/2024 - 13:44

Cícero Henrique

Falta de comprometimento de Mauro Mendes faz ICV encerrar parceria em projeto ambiental em MT

Foto: Reprodução

O estado de Mato Grosso enfrenta graves desafios ambientais sob a gestão do governador Mauro Mendes, do partido União Brasil. A situação se caracteriza por uma série de problemas, incluindo o desmatamento desenfreado e a insuficiência de medidas eficazes de fiscalização e punição contra os infratores ambientais.

O deputado estadual Valdir Barranco, do Partido dos Trabalhadores (PT), tem sido uma voz ativa na denúncia do que ele considera um descaso do governo em relação à proteção ambiental. Barranco destaca a ineficiência da Secretaria de Meio Ambiente do estado (SEMA) em exercer sua função de fiscalização e aplicar sanções adequadas aos responsáveis pela destruição das áreas que deveriam ser preservadas.

Desmatamento: Mato Grosso é um dos estados brasileiros mais afetados pelo desmatamento, especialmente na região da Amazônia Legal. A falta de fiscalização adequada facilita a atuação de grileiros e madeireiros ilegais, contribuindo para a devastação de áreas florestais.

Ineficiência na Fiscalização: A SEMA tem sido criticada por sua incapacidade de monitorar efetivamente as atividades ilegais que contribuem para a degradação ambiental. A ausência de ações preventivas e repressivas tem permitido que crimes ambientais continuem ocorrendo impunemente.

Falhas na Punição: A aplicação de penalidades para infratores ambientais é outro ponto fraco na gestão atual. Sem medidas punitivas efetivas, há pouca dissuasão para aqueles que violam as leis ambientais.

Política Ambiental Fragilizada: A percepção de um descaso governamental nas políticas de proteção ambiental enfraquece os esforços de preservação e restauração das áreas degradadas, exacerbando a crise ambiental no estado.

Instituto Centro de Vida (ICV), organização que há 33 anos atua em Mato Grosso nas áreas de governança ambiental e políticas públicas, anunciou nesta sexta-feira (21) o fim da parceria com  o governo de Mauro Mendes (União Brasil) em projeto de conservação no estado. Para a organização, “falta engajamento político” do governo estadual nas pautas ambientais.

O programa, chamado “Estratégia PCI – Produzir, Conservar e Incluir”, existe há cerca de dez anos e foi construído como ferramenta para assegurar o cumprimento dos compromissos firmados por Mato Grosso em relação ao enfrentamento da crise climática.

A decisão pela saída decorre, segundo a organização, de sucessivas demonstrações de falta de comprometimento do governador Mauro Mendes com os pilares da estratégia. 
 

https://oeco.org.br/salada-verde/por-criticas-a-mauro-mendes-icv-finaliza-parceria-com-projeto-ambiental-em-mt/


 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet