Mato Grosso registrou 149 focos de calor na sexta-feira (21), conforme última checagem às 17h, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Deste total,
81 focos se concentram na Amazônia, 57 no Cerrado e 11 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).
No início da semana haviam 55 focos de calor, e até sexta-feira foram registrados mais 94 focos, totalizando 149.
Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.
Dois focos de incêndios localizados na Fazenda Cambarazinho, em Poconé, e em Porto Conceição, em Cáceres, divisa com Poconé, desafia os bombeiros. Nesses locais o
fogo começou há 13 dias e e tem desafiado os Bombeiros.
Para o combate ao incêndio na
Fazenda Cambarazinho, o Corpo de Bombeiros conta um helicóptero do Ciopaer para apoio logístico e um avião da Defesa Civil Estadual para o despejo de água. Até o momento já foram lançados 30 mil litros de água para combate às chamas.
Já em
Porto Conceição, os Bombeiros contam com o apoio de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).
Além disso, nos dois incêndios o Corpo de Bombeiros continua com o combate direto nos pontos onde há acesso e construção de aceiros para impedir o avanço das chamas.
Incêndios extintos
Até sexta-feira, o Corpo de Bombeiros extinguiu um incêndio florestal em Chapada dos Guimarães. O incêndio começou na tarde de terça-feira (18.06) na região do Lixão e foi considerado extinto na madrugada de quarta-feira (19).
O Batalhão de Emergências Ambientais faz o
monitoramento de todos os incêndios florestais do Estado com satélites para orientar as equipes em campo.