informe o texto

Notícias | Legislativo

PL tem 35 deputados reús em ação penal ou investigados, coronel Fernanda é uma das parlamentares

UM TERÇO DA BANCADA

05/06/2024 - 14:08 | Atualizada em 12/06/2024 - 07:19

Redação

PL tem 35 deputados reús em ação penal ou investigados, coronel Fernanda é uma das parlamentares

Foto: Reprodução

O PL, maior bancada partidária da Câmara e legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem pelo menos 35 deputados investigados em inquéritos ou réus em ações penais. O dado é de levantamento exclusivo do Congresso em Foco feito pelos sistemas de consulta pública dos tribunais. É o partido com mais parlamentares com pendências na Justiça.

A deputada federal coronel Fernanda por Mato Grosso é uma das parlamentares que responde processo de investigação do 8 de janeiro no Supremo Tribunal Federal.

O número equivale a pouco mais de um terço da bancada do partido na Câmara, que tem 95 deputados. Tomando separadamente, o grupo de 35 deputados ainda tem mais parlamentares do que várias legendas na Casa – é maior, por exemplo, do que a soma das bancadas do PDT e do PSB.

Dos 35, ao menos 13 têm pendências judiciais no Supremo Tribunal Federal (STF), o que inclui cinco parlamentares investigados no chamado Inquérito das Fake News (Inq. 4781). Outros respondem por possível envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 ou por crimes contra a honra. Também há 18 congressistas investigados ou réus na Justiça eleitoral, em processos que estão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou algum dos tribunais eleitorais regionais.

https://congressoemfoco.uol.com.br/area/congresso-nacional/pl-tem-35-deputados-reus-em-acao-penal-ou-investigados-um-terco-da-bancada/


 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet