Segunda-feira, 14 de outubro de 2024
informe o texto

Notícias | Legislativo

Sessão da Câmara é cancelada para evitar protesto contra o prefeito Emanuel Pinheiro

Com nariz de palhaço, oposição protesta contra liminar que suspendeu CPI, Renivaldo Nascimento defende

16/05/2024 - 13:32 | Atualizada em 17/05/2024 - 11:54

Cícero Henrique

Sessão da Câmara é cancelada para evitar protesto contra o prefeito Emanuel Pinheiro

Foto: Reprodução

Vereadores da oposição protestaram na manhã desta quinta-feira (16) na Câmara Municipal de Cuiabá contra decisão liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) que suspendeu a Comissão Processante para investigar o prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (MDB). Ele é investigado por suspeita de chefiar um esquema de corrupção na Saúde.

A defesa do prefeito alegou falhas nos procedimentos adotados pela câmara e a Comissão Processante, o que poderia comprometer o direito de defesa. A decisão liminar ainda será submetida ao plenário. Até lá, fica suspensa a Comissão Processante.

A CPI do Emanuel, como é chamada, investiga o chefe do executivo por suspeita de chefiar um esquema de corrupção na Saúde.

O vereador Dilemário Alencar, um dos mais combativos da oposição, disse ter ficado indignado com a manobra da base do prefeito nesta manhã. Eles se ausentaram no plenário e a sessão foi encerrada por falta de quórum. "Será que o medo dos vereadores que ainda apoiam essa gestão mequetrefe era do nosso inconformismo com essa situação de Emanuel Pinheiro se manter na prefeitura?", questionou. 

Integrantes da oposição usavam nariz de palhaço no plenário e planejavam usar a tribuna assim paramentados para apresentarem detalhes da denúncia do Ministério Público, que aponta o prefeito como líder de organização criminosa que assaltou os cofres da Saúde.

O vereador Sargento Joelson (PSB) disse que todo o sistema da democracia está sendo posto em jogo hoje. "Nós temos um Judiciário que diz que esta Câmara está perseguindo o prefeito Emanuel Pinheiro e por isso suspendeu o processo que estava correndo aqui. Na verdade a Câmara sempre protegeu o prefeito", disse. (sonora abaixo)




Sargento Joelson questinou ainda a decisão monocrática do conselheiro Valter Albano, do Tribunal de Contas do Estado, que admitiu recurso ordinário protocolado pela Prefeitura de Cuiabá e suspendeu a eficácia do parecer prévio contrário à aprovação das contas de governo do executivo municipal aprovado por sete conselheiros.






Outro lado

O vereador Renivaldo Nascimento (PSDB), aliado do prefeito Emanuel Pinheiro, defendeu a decisão judicial e afirmou que a Comissão Processante foi criada com base em um documento "que já foi cassado". "Essa casa não atendeu, não escutou e o juiz definiu que estava irregular".

"Eu não me sinto um palhaço. eu tenho falado que às vezes essa Casa parece um circo realmente, mas a Câmara tem trabalhado para mudar essa imagem, agora, se alguns se sentem assim... eu não me sinto um palhaço", reagiu Renivaldo Nascimento.

Para Renivaldo, os vereadores da oposição "querem achincalhar o grupo do prefeito, retirar o prefeito da condição política de conduzir a eleição de outubro". 


 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet