informe o texto

Notícias | Executivo

Lula indica Magda Chambriard para presidência da Petrobras

Jean Paul Prates foi demitido por Lula e ações da petrolífera despencaram

15/05/2024 - 06:32 | Atualizada em 15/05/2024 - 13:43

Redação

Lula indica Magda Chambriard para presidência da Petrobras

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente Luis Inácio Lula da Silva, por meio do Ministério de Minas e Energia (MME), indicou a engenheira Magda Chambriard para exercer o cargo de presidente da Petrobras, em substituição a Jean Paul Prates. Segundo nota divulgada pela empresa, Prates foi demitido antecipadamente pelo presidente Lula. 

Prates, que assumiu a presidência da estatal em janeiro de 2023, pediu que o Conselho de Administração da empresa se reúna para apreciar sua saída do cargo, de forma negociada. Confirmada a saída da presidência, ele renunciará também ao cargo de membro do conselho. 

Em comunicado interno Prates menciona saída precoce e regozijo de  Alexandre Silveira e Rui Costa:

Queridos amigos.

O presidente pediu meu cargo de volta agora há pouco. Deve nomear Magda. Amanhã conversaremos melhor. Danilo ficou tratando dos trâmites imediatos.

Minha missão foi precocemente abreviada na presença regozijada de Alexandre Silveira e Rui Costa. Não creio que haja chance de reconsideração. Vão anunciar daqui a pouco.

Só me resta agradecer a vcs e torcer que consigam ficar ou se reposicionar. Contém comigo no que eu puder fazer.


Após o anúncio da demissão do presidente da empresa, Jean Paul Prates, as ações da empresas despencaram 8% na Bolsa de Nova York.

Sucessora
Magda é engenheira química e civil e iniciou sua carreira na Petrobras em 1980. Foi cedida à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em 2002. Tornou-se diretora da ANP em 2008. Em 2012, chegou à diretoria-geral da agência.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet