18 pessoas morreram em um ataque a tiros no estado do Maine, nos Estados Unidos. 60 ficaram feridas.
A polícia já tem um suspeito que está foragido. Robert Card é instrutor de armas de fogo, treinado pelo Exército. Câmeras de segurança flagraram a ação. Os ataques aconteceram em dois estabelecimentos: um bar em uma pista de boliche e um restaurante. As autoridades de Lewiston, Lisbon e Bowdoin emitiram uma ordem para as pessoas busquem abrigo em locais seguros e pediram que elas não abordem o suspeito “em nenhuma circunstância”.
Testemunhas disseram que o homem apareceu e, de repente, começou a atirar aleatoriamente. Recentemente, Robert Card ficou internado em um hospital psiquiátrico para tratamento de distúrbios mentais.
O Maine é considerado um dos lugares menos violentos dos Estados Unidos. Segundo a organização não governamental "Gun Violence Archive" — numa tradução livre "Arquivo da Violência com Armas" — 565 pessoas foram mortas nos Estados Unidos em "tiroteios em massa" só em 2023.
Nos últimos três anos, a média anual de vítimas desse tipo de crime dobrou. Desde a fundação da "Gun Violence Archive" em 2014, foram registrados mais de 300 mil incidentes com armas no país.
No total, são mais de 40 mil pessoas mortas a tiros por ano, considerando todos os tipos de crimes com armas.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.