informe o texto

Notícias | Legislativo

Deputados ganham tablets para acessar projetos de lei e acompanhar votações

09/01/2013 - 08:53

O Estado de S.Paulo

 Os deputados terão à disposição uma nova tecnologia para acompanhar as votações no plenário a partir de fevereiro, na retomada dos trabalhos legislativos após o recesso. As 396 bancadas, as duas tribunas de discursos e a Mesa dos trabalhos passarão a ter tablets para facilitar o acompanhamento da sessão pelos parlamentares. Embora os tablets tenham a característica de serem equipamentos móveis, esses da Câmara serão fixados nas bancadas, usadas também pelos deputados para registrar presença e os seus votos durante as sessões.

Pelo novo equipamento, o deputado poderá acessar, em tempo real, a pauta das votações, o texto do projeto, as emendas à proposta, os requerimentos apresentados e todo o encaminhamento da sessão. De quebra, os deputados também poderão acessar seus e-mails e sites na internet. A Câmara comprou 539 tablets da marca Samsung, para atender ao plenário e a algumas unidades da Casa, ao custo de R$ 609,75 mil no total, segundo informação da direção-geral da Câmara.

“Será uma economia brutal de papel”, afirmou o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). Ele refere-se aos avulsos, como são conhecidas as publicações com todo o histórico do projeto em votação. Os impressos ficam em pilhas na entrada do plenário para que o deputado saiba o que está em votação. O plenário também está recebendo um novo carpete. O antigo, na mesma cor cinza prata, resistiu por 13 anos.

Deputados Franceses

Na foto, deputados franceses  apanhados jogando pôquer, xadrez, comprando vinho e roupas em seus tablets eletrônicos na Assembleia Nacional.Deputados franceses apanhados a jogar poker online em seus iPads e tablets  para afastar o tédio durante os debates.

Agora eles descaradamente tiram seus iPads e tablets eletrônicos com as telas espalhadas por toda a câmara. Embora a utilização desses dispositivos conforme a nova legislação possa soar aceitável, se verificou que muitos deputados franceses usam-nos com seu acesso gratuito à internet sem fio pelo sistema parlamentar que permite o acesso  a sites sem qualquer relação ao legislativo.

Um alerta aos nossos deputados.Se os tablets são bons para afastar o tédio é bem provável que teremos muitos parlamentares utilizando seus aparelhos durante algumas das sessões do Congresso Nacional.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet