Quarta-feira, 24 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Legislativo

CPMI ouve ex-comandante da PMDF que chefiava PMDF no 8 de janeiro

29/08/2023 - 09:29 | Atualizada em 29/08/2023 - 15:48

Redação

CPMI ouve ex-comandante da PMDF que chefiava PMDF no 8 de janeiro

Foto: Divulgação/TV Senado

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os ataques às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro ouve o depoimento do coronel Fábio Augusto Vieira, que comandava a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

O ex-comandante e outros seis oficiais foram presos, pela segunda vez, em 18 de agosto. Eles são investigados por suspeita de omissão durante os ataques.

Na abertura da reunião o presidente Arthur Maia (União-BA) anunciu a suspensão de credencial de um jornalista da Agência Brasil que fotografou, à distância, a tela do celular de um parlamentar, publicando a imagem em sua página pessoal.

As providências foram criticadas por entidades de imprensa e por parlamentares como o deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), que sugeriu que a decisão fosse repensada. O presidente da CPMI concordou que, se o fotógrafo se retratasse, poderia ter a credencial de volta. Já o senador Jorge Seif (PL-SC), no entanto, apoiou os atos tomados pelo deputado Arthur Oliveira Maia.

O presidente da CPMI reafirmou seu respeito pela imprensa e pela liberdade de expressão, mas ressaltou que nenhum direito é absoluto. “O direito à privacidade é um direito constitucional, é um dos direitos fundamentais do ser humano”, disse o parlamentar.

O assunto foi debatido por deputados e senadores no início da reunião desta terça-feira na CPMI.




 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet