Segunda-feira, 16 de junho de 2025
informe o texto

Notícias | Executivo

Arthur Lira quer o ministério de Carlos Fávaro

NA MIRA DO CENTRÃO

25/08/2023 - 10:53 | Atualizada em 25/08/2023 - 17:13

Redação

Arthur Lira quer o ministério de Carlos Fávaro

Foto: Reprodução

Em meio ao impasse da reforma ministerial, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), subiu nos últimos dias o tom das críticas ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. A postura alimentou rumores de que Fávaro estaria oscilando no cargo, que poderia passar ao grupo político de Lira na dança das cadeiras da Esplanada. Apesar da prssão de Lira, o governo não quer saber de atrito com o PSD, legenda do ministro.

A fritura a que Fávaro está exposto desponta num momento em que a demora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em tomar uma decisão sobre as mudanças no primeiro escalão irrita os aliados e eleva a temperatura no Congresso. Lula desembarca na noite deste domingo (27) em Brasília, após a viagem à África, em meio à expectativa de que conclua as negociações na próxima semana.

Há pelo menos um mês, Lira - que tem trânsito fluente na frente parlamentar da agropecuária (FPA) - vem reiterando críticas ao ministro da Agricultura. No dia 31 de julho, ao participar do programa “Roda Viva”, criticou o direcionamento de recursos de emendas a municípios de Mato Grosso, base eleitoral do ministro. Contudo, não citou Fávaro nominalmente.

“Não acho justo que um ministro que não teve um voto, não fez concurso público para ser ministro, mande R$ 150 milhões para sete municípios da cidade [estado] dele usando o mesmo orçamento que vocês [jornalistas] chamavam de secreto ontem”, afirmou.

Aliados de Fávaro asseguram que ele segue firme no cargo, respaldado por Lula, pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e pelas bancadas do PSD nas duas Casas legislativas.

Sobre as queixas reiteradas por Lira - e pelos parlamentares, de modo geral - ao repasse de cerca de R$ 130 milhões em emendas para municípios de Mato Grosso, aliados do ministro alegam que o ato contou com aval da Casa Civil, e estaria seguindo um cronograma, pelo qual outros Estados serão contemplados em seguida.
 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet