informe o texto

Notícias | Brasil

Veja publica mensagens do celular de Mauro Cid e revela plano de golpe de Estado

16/06/2023 - 08:39 | Atualizada em 17/06/2023 - 07:01

Redação

Veja publica mensagens do celular de Mauro Cid e revela plano de golpe de Estado

Foto: Reprodução/TV Cultura

A revista Veja acaba de publicar no portal conteúdo do celular do ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid, o "faz tudo de Bolsonaro".

A PF descobriu documento intitulado "FFAA Poder Moderador" com planos para anular a eleição, prender ministros do STF e com diálogos sobre Golpe de Estado com militares da ativa.

Diálogos entre o coronel Jean Lawand Junior, então subchefe do Estado Maior do Exército, e Mauro Cid atestam a participação de Lawand no plano. Após a derrota de Bolsonaro nas eleições, Lawand manteve contato frequente com Cid e exigiu repetidamente que o plano fosse colocado em prática. Na noite de 1º de dezembro, Lawand implorou: "Cidão, pelo amor de Deus, cara. Ele dê a ordem, que o povo está com ele".

Cid respondeu: "Mas o PR (presidente) não pode dar uma ordem se ele não confia no ACE (Alto-Comando do Exército)". No dia seguinte, Lawand retomou o assunto e relatou um encontro entre "um amigo do QG" e o general Edson Skora Rosty, então subcomandante de Operações Terrestres, que teria concordado com a ofensiva. Lawand afirmou: "Foi uma conversa longa, mas, para resumir, se o EB (Exército Brasileiro) receber a ordem, cumpre prontamente". No entanto, ele ponderou: "O Exército não fará nada por conta própria, pois seria visto como um golpe. Portanto, está nas mãos do PR (presidente)".

Nove dias depois, as intenções golpistas continuavam presentes nas interações da dupla. Lawand assegurou: "Se a cúpula do Exército não está com ele, da Divisão para baixo está". Ele prosseguiu suplicando: "Assessore e dê-lhe coragem. Pelo amor de Deus". Cid informou que muitas coisas estavam acontecendo "passo a passo". Lawand comemorou: "Excelente!".

Imagem
Em atualização
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet