Quarta-feira, 30 de abril de 2025
informe o texto

Notícias | Legislativo

Governo já definiu o campo de batalha na Comissão de Ética do Senado

PRIMEITO TESTE SERÁ MARCO DO VAL

07/02/2023 - 04:10 | Atualizada em 09/02/2023 - 09:33

Redação

Governo já definiu o campo de batalha na Comissão de Ética do Senado

Foto: Reprodução

O campo de batalha está definido pelo governo de Lula e será na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, contra os bolsonaristas.

O governo quer transformar o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado numa frente para tentar combater o discurso extremista na casa e enquadrar senadores alinhados à extrema-direita.

Recém reconduzido ao comando do Senado com o apoio governista, Rodrigo Pacheco foi avisado que para o governo é importante alguém da base no comando da comissão.

Senadores da base pretendem procurar seus adversários políticos, como a bancada do PSDB, que promete fazer oposição e que não são alinhados à extrema-direita, para tentar estabelecer um "pacto democrático".

A ideia é que, ao contrário do que tradicionalmente ocorre no Congresso, onde funciona basicamente como órgão figurativo, o Conselho de Ética —que pode aplicar punições aos parlamentares e até iniciar o processo de cassação de seus mandatos— atue efetivamente.

O primeiro teste será como a comissão vai cuidar do caso do senador Marcos do Val, que, num único dia, foi de uma entrevista na qual acusava Jair Bolsonaro de tramar um golpe de Estado para admitir que deu informações falsas à imprensa e que visa implicar Lula e ministros do STF nos ataques de 8 de janeiro.

 

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet