Os partidos aliados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegaram a uma pré-definição da divisão de espaços no Senado Federal, caso se confirme a recondução do atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por mais dois anos.
Além da presidência da Casa, o PSD permanecerá à frente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), indicando o senador Vanderlan Cardoso (GO) para o posto, caso a coalizão governista seja vencedora. O MDB manterá Veneziano Vital do Rêgo (PB) como primeiro vice-presidente e pleiteia para o senador Renan Calheiros (AL) o comando da Comissão de Relações Exteriores (CRE), que realiza as sabatinas de indicados pelo governo a representações diplomáticas no exterior.
O União Brasil deverá indicar a senadora Professora Dorinha (TO) para a segunda vice-presidência. O ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre (AP), aliado de primeira hora de Pacheco e seu operador na captação de votos para a eleição interna, será novamente indicado para presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), colegiado mais importante da Casa.
O PT ficaria com a primeira-secretaria do Senado, um posto cobiçado por deter um grande número de cargos em comissão a serem ocupados por indicados do partido, além de uma ou duas comissões temáticas.
O senador Jayme Campos (União-MT) será reconduzido à presidência do Conselho de Ética do Senado em caso de vitória de Pacheco. Esta será uma posição valorizada na atual conjuntura, já que eventuais denúncias contra senadores que tenham participado ou estimulado os atos golpistas de 8 de janeiro serão remetidos ao Conselho. Jayme é homem de confiança de Pacheco e foi inclusive convidado para integrar o PSD, mas deve permanecer no União Brasil.
O PSD, após uma ofensiva para filiar novos nomes na Casa, será o maior partido do Senado, com 16 integrantes - três a mais que o PL, que lançará Rogério Marinho (RN) à disputa. A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) já aceitou o convite do PSD, feito pelo presidente da legenda Gilberto Kassab, e Eliziane Gama (Cidadania-MA) está próxima de um acordo.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.