Sexta-feira, 18 de julho de 2025
informe o texto

Notícias | Legislativo

PL investe tudo na eleição de Rogério Marinho para derrotar Pacheco, visando Alexandre de Moraes

SENADO FEDERAL

26/01/2023 - 12:35 | Atualizada em 01/02/2023 - 14:47

Cícero Henrique

PL investe tudo na eleição de Rogério Marinho para derrotar Pacheco, visando Alexandre de Moraes

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil e Jefferson Rudy/Agência Senado

O PL está fazendo de tudo para derrotar Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para isso investe tudo na eleição do senador Rogério Marinho (PL-RN).

O único objetivo do PL é confrontar o Supremo Tribunal Federal, com a eleição de Rogério Marinho, que é favor de impeachment dos ministros da alta Corte.

O PL já escolheu o ministro que quer perseguir no Senado Federal, Alexandre de Moraes, que inclusive bloqueou as contas do partido.

Em uma disputa que tende a replicar a polarização observada nas últimas eleições nacionais, o PL decidiu partir para o “tudo ou nada” contra a favorita candidatura à reeleição do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está decidido a lançar Rogério Marinho (RN) contra o senador mineiro, mesmo sabendo que isso pode tirar a legenda das posições mais importantes da mesa diretora da Casa e das principais comissões temáticas.

Hoje, com 14 senadores, o PL tem a maior bancada para a próxima legislatura. Em tese, conta com o apoio de parlamentares do Progressistas e do Republicanos, que também apoiaram Bolsonaro no pleito de outubro. Do outro lado, no entanto, vai se formando uma composição que deve espelhar a frente ampla que elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nos bastidores, o plano do grupo político de Pacheco é negociar espaços estratégicos para senadores desses partidos que o apoiarem na eleição, marcada para 1º de fevereiro, o que pode deixar de fora dessa divisão os senadores que fecharem apoio a Marinho.
 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet