informe o texto

Notícias | Executivo

Marina Silva reassume Ministério do Meio Ambiente e diz que "boiadas passaram" e que houve desrespeito ao patrimônio brasileiro

MEIO AMBIENTE

04/01/2023 - 17:17 | Atualizada em 05/01/2023 - 14:58

Redação

Marina Silva reassume Ministério do Meio Ambiente e diz que

Foto: Reprodução

A deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) reassume, nesta quarta-feira (4), o Ministério do Meio Ambiente. A ministra já comandou a pasta entre os anos de 2003 e 2008. Marina acaba de chegar para a posse, acompanhada do vice-presidente Geraldo Alckmin e da primeira-dama, mulher do presidente Lula, Janja da Silva.

A nova ministra, que reassume o comando em cerimônia de transmissão no Palácio do Planalto, terá como missão recuperar uma das áreas mais atingidas pelo desmonte do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na gestão Bolsonaro, quase todos os índices da área atingiram patamares preocupantes, como o desmatamento na Amazônia. O ex-ministro Ricardo Salles chegou a afirmar, durante a pandemia, que seria a hora de “deixar passar a boiada” com a intenção de afrouxar regras de preservação ambiental.

O que vimos nesses anos foi um completo desrespeito ao patrimônio brasileiro. Nossas unidades de conservação foram atacadas por pessoas que se sentiam autorizadas pelo alto escalão da República. Boiadas passaram em lugares onde deveriam passar apenas politicas de protecao ambiental — disse. Ela acrescentou: — O estrago só não foi maior porque servidores e parlamentares se colocaram a frente de todo esse processo de desmonte, sobretudo servidores publicos e setores do judiciário.

Evangélica da Assembleia de Deus, Marina iniciou o seu discurso agradecendo a Deus. Em seguida, fez menção a Lula e aos povos originários.

Uma longa fila se formou e deu a volta no prédio que é a sede do Executivo antes de a cerimônia começar. Entre os presentes estão a primeira-dama, a socióloga Rosângela Silva, a Janja, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e os ministros Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento), Márcio França (Portos), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Carlos Fávaro (Agricultura), entre outros integrantes do novo governo.

Perfil

Aos 64, Marina Silva é ambientalista e historiadora formada pela Universidade Federal do Acre. Antes de ingressar na política, viveu em um convento por dois anos, onde aprendeu a ler e escrever, e foi professora da rede estadual.

Nascida em um seringal perto de Rio Branco, ela organizou movimentos sindicais e em defesa dos mais pobres. Foi vereadora em Rio Branco e deputada estadual no Acre. Em 1994, se elegeu senadora pelo primeiro de dois mandatos, aos 36 anos. O último se encerrou em 2010.

Suas bandeiras políticas incluem o combate à discriminação e ao desmatamento, a defesa de direitos dos indígenas e o fim da reeleição, por exemplo.

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet