informe o texto

Notícias | Executivo

O primeiro ato do presidente Lula é o fim dos atos em frente aos quartéis

16/12/2022 - 09:55 | Atualizada em 16/12/2022 - 12:12

Redação

O primeiro ato do presidente Lula é o fim dos atos em frente aos quartéis

Foto: Reprodução

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva se reúne, pela primeira vez, com os futuros comandantes das Forças Armadas nesta sexta-feira, 16. Os oficiais-generais já foram escolhidos em conversa prévia com José Múcio Monteiro, próximo ministro da Defesa. A expectativa é que o petista confirme as indicações. As informações são do Estadão. 

O general de Exército Julio Cesar de Arruda, o almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen e o tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno são aguardados para a primeira conversa cara a cara com Lula. A lista de comandantes indicados comunicada extraoficialmente aos respectivos altos comandos. 

Sete dias atrás, Lula disse que pretendia discutir o "futuro do País" com os próximos comandantes. O encontro, adiado por uma semana, ocorrerá por volta das 10h30, em Brasília, em um hotel que Lula tem despachado. 

O presidente eleito afirmou em outra ocasião que as Forças Armadas não devem fazer política, mas se ater a seu papel constitucional de Defesa da soberania nacional e do povo brasileiro.

Perto de tomar posse, Lula irá dar como primeira ordem aos novos comandantes das Forças Armadas, que eles coloquem fim nos atos bolsonaristas em frente a quartéis de todo o Brasil. O petista disse aos líderes do Avante que considera as concentrações um “desrespeito” às próprias Forças Armadas.

O assunto tem de ser levado aos generais porque os atos ocorrem em perímetro de segurança de área militar, sob a responsabilidade dos comandos das Forças Armadas. 

Os atuais comandantes das Forças Armadas, indicados no governo Bolsonaro, publicaram carta em que expressam apoio às manifestações de inconformidade com o resultado das eleições, desde que não ocorram “excessos”. Com isso, permitem que pedidos de intervenção militar sigam acontecendo na entrada dos quartéis.

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet