informe o texto

Notícias | Executivo

Lula anuncia ministros; assista

09/12/2022 - 10:39 | Atualizada em 10/12/2022 - 07:40

Redação

Lula anuncia ministros; assista

Foto: Reprodução

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva convocou a imprensa nesta manhã (9/12) no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, onde trabalham os grupos de transição.

Foram anunciados cinco ministros:

  • Fazenda: Fernando Haddad;
  • Casa Civil: Rui Costa
  • Defesa: José Múcio Monteiro
  • Justiça e Segurança Pública: Flávio Dino
  • Relações Exteriores: Mauro Vieira

 

José Múcio, ministério da Defesa

Ex-deputado federal (PE), Múcio, 74 anos, vai integrar novamente equipe ministerial de Lula. Antes de assumir a cadeira no TCU, por indicação do petista, foi ministro da Secretaria de Relações Institucionais no segundo mandato presidencial de Lula.

As Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) integram a estrutura do ministério, que voltará a ser comandado por um civil. Desde 2018, ainda no governo de Michel Temer (MDB), que o titular da pasta é um general do Exército.

Flávio Dino - ministério da Justiça

Ex-governador do Maranhão e senador eleito Flávio Dino (PSB) será o ministro da Justiça a partir de janeiro de 2023. Tem 54 anos, é advogado, ex-juiz, professor e político. Ele nasceu em São Luís (MA) e é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFBE).

Dino é um dos coordenadores do grupo técnico que discute Justiça e Segurança Pública neste período de transição. Durante as reuniões com especialistas, o senador eleito defendeu a revogação de decretos do presidente Jair Bolsonaro que flexibilizaram o acesso a armas no país.

foi juiz federal entre 1994 e 2006. Depois exerceu o cargo de deputado federal (2007-2011). Em seguida, assumiu a presidência da agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, entre 2011 a 2014.

Nos anos seguintes, foi eleito governador do Maranhão por duas vezes (2015-2022). Em 2022, renunciou aos meses finais no cargo para concorrer ao Senado Federal.

Nas eleições de 2022, Dino foi eleito senador da República pelo estado do Maranhão com 63,38% dos votos. Ele deve pedir licença do Senado para assumir o Ministério da Justiça.

Fernando Haddad - ministério da Fazenda 

 O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, de 59 anos, será ministro da fazenda, pasta a ser criada.  Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), se especializou em Direito Civil e fez mestrado em economia e doutorado em filosofia pela mesma universidade.

Rui Costa - ministro da Casa Civil
O governador da Bahia, Rui Costa, será o novo ministro da Casa Civil. É economista, e natural de Salvador (BA), Rui Costa se formou em economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).  Foi secretário de Relações Institucionais, elegeu-se deputado federal e, depois, assumiu a Casa Civil do governo de Jaques Wagner, que o indicou para concorrer ao governo da Bahia. Rui Costa foi eleito governador da Bahia em 2014 e em 2018.

Mauro Vieira - ministro das Relações Exteriores

O embaixador Mauro Vieira será o novo ministro das Relações Exteriores a partir de 2023.

Vieira já comandou o Itamaraty durante o segundo governo Dilma Rousseff (PT), entre 2015 e 2016 – deixou o cargo após o processo de impeachment da presidente. Atualmente, o diplomata de carreira chefia a Embaixada do Brasil em Zagreb, capital da Croácia. 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet