informe o texto

Notícias | Executivo

Confira o calendário de IPVA 2013 e tabela de valor venal para Mato Grosso

15/12/2012 - 08:37

Redação

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) divulgou nesta sexta-feira (14.12) os valores venais dos veículos em Mato Grosso, estes apontados por pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a tabela Fipe. O contribuinte poderá emitir sua guia de recolhimento a partir do dia primeiro de janeiro de 2013, mas já pode calcular o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) a ser cobrado. Ele está em média 13% menor que foi pago neste ano de 2012.

“O valor do IPVA de cada veículo é um percentual de seu valor venal. Nós cobramos com base na pesquisa Fipe, logo este imposto é um reflexo da economia do setor. Em 2013, mesmo com as reduções previstas, nós vamos manter os descontos para quem paga antecipado. É um benefício que o Governo oferece para quem mantém suas contas em dia”, destacou o secretário de Estado de Fazenda, Marcel de Cursi.   
   
A redução média de 13% citada será aplicada aos automóveis, sendo que para caminhões a redução média será de 10%, 11% para ônibus, e ainda 3% para motos. 

Com relação aos descontos comentados pelo secretário, o benefício será de 5% para quem recolher o IPVA até o dia 10 do mês de vencimento da sua placa. Quem efetuar o recolhimento do dia 11 ao dia 20, desconto de 3%, e do dia 21 até o último dia útil do mês, pagamento integral (sem desconto), após esta data com acréscimo de juros e multa. Veja o calendário do IPVA 2013 com as datas exatas e o final de cada placa no link http://goo.gl/IYfOF

A atual regra para o parcelamento do imposto está mantida. O contribuinte pode parcelar em três vezes sem juros o IPVA até o seu vencimento, passada esta data, o débito ainda poderá ser parcelado em três vezes, porém com acréscimos de juros e multa. Para débitos referentes a anos anteriores ao em exercício, o parcelamento pode ser efetuado em até seis vezes. 

Para ver a tabela Fipe completa, basta clicar no link 
http://goo.gl/hC2el

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet