Quinta-feira, 25 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Geral

Redeiras de Limpo Grande expõem no Rio de Janeiro

Em outubro as redeiras promoverão uma oficina para interessados em tecelagem

16/08/2022 - 18:31

Redação

Redeiras de Limpo Grande expõem no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

A Associação das Redeiras de Limpo Grande – Tece Arte - está participando da “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal, que teve início no dia 12 e reúne trabalhos de 150 artesãos do Centro-Oeste. A mostra acontece no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), na Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro.

Com entrada gratuita ao público, a “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal” é um retrato do artesanato característico das regiões do Cerrado e do Pantanal do país montado em todas as galerias do térreo do CRAB até outubro. Após a visitação, o público poderá adquirir as peças artesanais.

A mostra é uma excelente oportunidade para divulgar a cultura e a tradição do artesanato várzea-grandense para o Brasil e para o mundo. Em outubro as redeiras promoverão uma oficina para o público interessado no modo de fazer a tecelagem de Várzea Grande.

A ação integra um dos eixos estratégicos do Projeto Promoarte, selecionado pelo edital MT Afluentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer - Secel-MT, e executado pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Superintendência de Cultura.

Promovida pelas Unidades da Federação do Sebrae em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, a mostra tem curadoria de Renato Imbroisi. A ideia, segundo Imbroisi, é “levar o visitante a percorrer uma ‘casa’ que revele, pelos seus cômodos, tesouros naturais, objetos artesanais e a comida típica da região conhecida como ‘Coração do Brasil’ ou ‘Berço das Águas’ – pois, ali, brotam centenas de nascentes, gerando rios que percorrem muitos quilômetros, por vários estados, em direção ao Atlântico”.

Pelos cômodos da casa de 440m², o visitante poderá apreciar variados tipos de técnicas de artesanato. No quarto de dormir, uma cama cenográfica projetará imagens de tecidos, bordados e crochês, assim como mapas da região e pássaros, em vídeos de cinco minutos. Já na cozinha, haverá painéis de frutos do Cerrado, cestos, panelas e tábuas de madeira.

Divulgação
“Estamos oferecendo ao público uma das maiores e mais diversificadas mostras de artesanato brasileiro já expostas no CRAB. Queremos, com isso, não só contribuir para essa arte popular e para a cultura do país, como também gerar renda para o artesão do Centro-Oeste, região que ocupa 19% do território nacional”, explicou Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.

Além das redeiras de Várzea Grande, vários artesãos de Mato Grosso participam da exposição com peças em tecelagem, entalhe e pintura em madeira, cerâmica tradicional e esmaltada. “Trata-se de uma iniciativa inédita da região Centro-Oeste, onde mostraremos a riqueza natural e cultural do povo da região Central do Brasil. Destaque para a mostra dos artesãos que usam de forma criativa as matérias-primas dos ricos biomas da região, revelando a história, as tradições culturais e a arte popular. Além dos atrativos dos destinos turísticos, da gastronomia e da economia criativa”, apontou Eliane Chaves, diretora técnica do Sebrae Mato Grosso.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet