informe o texto

Notícias | Legislativo

José Medeiros e Nelson Barbudo estão entre os piores deputados no quesito meio ambiente

16/08/2022 - 10:02 | Atualizada em 16/08/2022 - 19:11

Cícero Henrique

José Medeiros e Nelson Barbudo estão entre os piores deputados no quesito meio ambiente

Foto: Agência Câmara

É fato que o negacionismo existe em muitos segmentos e na política não seria diferente, só que aumentou depois da eleição de Jair Bolsonaro (PL) em 2018, sobretudo nas questões ambientais.

Infelizmente, há uma bancada forte de bolsonaristas contrários a qualquer projeto e medidas que venham a proteger o meio ambiente do país. Entre eles estão os parlamentares de Mato Grosso José Medeiros (PL) e Nelson Barbudo (PL).

Ambos são bastante atuantes quando o assunto é 'passar a boiada' na Câmara Federal.

Enquanto o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles sugeria aproveitar a pandemia para ir “passando a boiada”, pelo menos 351 deputados federais estavam tocando o berrante. Uma ferramenta publicada pela Repórter Brasil revela que 68% da Câmara, ou 2 a cada 3 deputados, são cúmplices do desmonte socioambiental promovido pela gestão de Jair Bolsonaro.

Esses parlamentares apresentaram projetos de lei e votaram mudanças legislativas que prejudicam a fiscalização ambiental, favorecem atividades econômicas predatórias, precarizam a legislação trabalhista, dificultam o acesso a benefícios sociais e travam a reforma agrária, dentre outros retrocessos apontados por organizações socioambientais.

As conclusões fazem parte do Ruralômetro 2022, uma plataforma de dados e consulta sobre a atuação da Câmara dos Deputados, desenvolvida pela Repórter Brasil e que mede a “febre ruralista” dos parlamentares. A ferramenta, que está em sua segunda edição, indica se um deputado federal atua de forma positiva ou negativa para o meio ambiente, trabalhadores do campo, indígenas e outros povos tradicionais. 

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet