Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

PF cumpre 16 mandados de prisão e desarticula orcrim que roubava cartões de crédito

O prejuízo estimado atinge a quantia de R$ 125 milhões

09/08/2022 - 08:52 | Atualizada em 11/08/2022 - 08:19

Redação

PF cumpre 16 mandados de prisão e desarticula orcrim que roubava cartões de crédito

Foto: Divulgação/PF

A PF deflagrou nesta terça-feira, 09/08, a Operação SINGULAR 2, visando ao combate à criminalidade cibernética. Em virtude de modernas técnicas de investigação digital no ambiente da DEEPWEB, desenvolvidas pela própria Polícia Federal, combinadas com informações obtidas na primeira fase da investigação, cuja deflagração ocorreu em 2019, foi possível a identificação de membros de organização criminosa com abrangência nacional.

Os investigados são especializados em invasão de e-commerces para furto de dados de cartões de crédito armazenados em seus bancos de dados. Esses cartões são posteriormente vendidos em site mantido pelos investigados na própria internet. Os dados são usados para futuras compras fraudulentas, gerando grande prejuízo ao comércio e às instituições bancárias. O prejuízo estimado atinge a quantia de R$ 125 milhões.

Os valores obtidos com o esquema criminoso são movimentados, principalmente, em criptoativos, os quais são buscados na data de hoje como forma de descapitalizar a Organização Criminosa. Estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e 16 de prisão preventiva nos estados de São Paulo, Ceará, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Durante a ação foram apreendidas armamento pesado, munições e máquinas de cartões.


Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, cujas penas são de 3 a 8 anos de reclusão; bem como de furto qualificado, com penas de 2 a 8 anos de reclusão, sem prejuízo de outros delitos que venham a ser apurados.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet