Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Malagueta

A 2 MESES DA ELEIÇÃO, CANDIDATOS QUE LIDERAVAM CHEGARAM À PRESIDÊNCIA

ELEIÇÕES 2022

03/08/2022 - 10:00

Redação

A 2 MESES DA ELEIÇÃO, CANDIDATOS QUE LIDERAVAM CHEGARAM À PRESIDÊNCIA

Foto: Reprodução

A 2 meses da eleição, todos os candidatos que estavam à frente nas pesquisas de intenção de voto na disputa pelo Palácio do Planalto acabaram vencendo e se tornando presidentes da República. A informação é de levantamento do Poder360 com estudos eleitorais desde a redemocratização.

Hoje, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todas as pesquisas registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na sequência, em 2º lugar, aparece o presidente Jair Bolsonaro (PL) –que tenta a reeleição. A eleição deste ano será em 2 de outubro.

Com exceção de 1994 e 1998, quando Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi eleito em 1º turno, todos os outros pleitos culminaram em uma nova rodada de votação. Nesses casos, no entanto, nunca houve uma virada de posições.

Ainda segundo as pesquisas, Bolsonaro é o único candidato a tentar reeleição sem liderar a tão pouco tempo da eleição. Todos os presidentes que disputaram novo mandato tinham perto de 40% das intenções de voto nesse período.

Segundo o Datafolha, o atual presidente tem agora 29%. A empresa, junto com o Ibope, foi considerada no levantamento por ser uma das únicas com uma série histórica tão longa de pesquisas.

Em 2018, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu, no fim de agosto, rejeitar a candidatura de Lula –que liderava as pesquisas. De última hora, o PT oficializou Fernando Haddad ao Planalto no lugar do ex-presidente. Por essa razão, a disputa ficou embolada e muitos nomes disputavam o 2º lugar. No fim, Bolsonaro foi ao 2º turno com o pré-candidato petista.

A eleição de 2022 também traz uma singularidade: é a mais polarizada desde 1989. Os 2 nomes mais bem colocados concentram 76% das intenções de voto.

O ano que mais se aproxima dos percentuais de polarização registrados agora é 2010. Naquela época, Dilma Rousseff (PT) herdava votos de Lula. José Serra (PSDB) estava próximo da petista, mas em 2º lugar. Além disso, Marina Silva (então PV) ainda não se apresentava como 3ª força competitiva.

O Poder360 compilou pesquisas eleitorais realizadas a cerca de 2 meses da eleição desde 1989. Os números foram recuperados no Agregador de Pesquisas do Poder360, reportagens na mídia, em acervo de jornais impressos ou nos sites das empresas.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet