Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

Ministério da Saúde comunica primeira morte causada pela varíola dos macacos no Brasil

29/07/2022 - 11:22 | Atualizada em 30/07/2022 - 16:41

Da Redação

Ministério da Saúde comunica primeira morte causada pela varíola dos macacos no Brasil

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (29), o primeiro óbito por varíola dos macacos no Brasil. O óbito de um homem com baixa imunidade foi registrado em Uberlândia (MG) na última quinta-feira.

Ontem o Estado de Mato Grosso confirmou, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, a notificação, em Cuiabá, de dois casos suspeitos da doença.

O Ministério da Saúde criou um Centro de Operação em Emergências para acompanhar a situação epidemiológica e elaborar um plano de vacinação contra a varíola dos macacos, conhecida como monkeypox. O COE será inaugurado na sexta (29).

Causada por um vírus, os sinais e sintomas da doença podem durar entre duas e quatro semanas. A transmissão ocorre principalmente pelo contato pessoal e direto com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas contaminadas ou objetos infectados. A transmissão por meio de gotículas requer contato mais próximo entre o paciente infectado e outras pessoas, por isso, trabalhadores da saúde, membros da família, parceiros e parceiras têm maior risco de contaminação.

Casos no Brasil não param de aumentar

Até a última quarta-feira (27), o Brasil tinha 978 casos confirmados de varíola dos macacos, em 15 estados e no Distrito Federal:

São Paulo (744)
Rio de Janeiro (117)
Minas Gerais (44)
Paraná (19)
Distrito Federal (15)
Goiás (13)
Bahia (5)
Ceará (4)
Santa Catarina (4)
Rio Grande do Sul (3)
Pernambuco (3)
Rio Grande do Norte (2)
Espírito Santo (2)
Tocantins (1)
Mato Grosso do Sul (1)
Acre (1)

Os números podem variar em relação aos das Secretarias Estaduais de Saúde por causa do tempo de notificação ao ministério.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet