Quinta-feira, 18 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Geral

Blogueiro Allan dos Santos é condenado a 1 ano e 7 meses de detenção por calúnia

28/07/2022 - 19:12 | Atualizada em 28/07/2022 - 19:22

Redação

Blogueiro Allan dos Santos é condenado a 1 ano e 7 meses de detenção por calúnia

Foto: Reprodução

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos foi condenado a um ano e sete meses de detenção por calúnia contra a cineasta Estella Renner, ligada à produtora Maria Farinha Filmes. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). Allan dos Santos é considerado foragido da Justiça brasileira.

Segundo informações do portal UOL, a condenação foi motiva por um vídeo do blogueiro veiculado em setembro de 2017. Na época, ele cita na produção publicada no Youtube que a cineasta era responsável por “destruir a família e a vida de nossas criancinhas”.

O regime inicial da pena é aberto. Nessa modalidade, o condenado pode trabalhar durante o dia, mas deve se apresentar às autoridades para ser recolhido à noite em uma casa de albergado. A decisão sobre a detenção foi tomada ontem de forma unânime pela 1ª Câmara Criminal, atendendo parcialmente a um recurso protocolado por Renner.

Na primeira instância, o blogueiro chegou a ser absolvido de possíveis crimes de calúnia de difamação – a justiça entendeu que a punição por injúria estava extinta. Allan dos Santos teve prisão preventiva decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelo inquérito que investiga a propagação de fake news. O blogueiro, porém, vive nos Estados Unidos.

Em nota ao UOL, a defesa de Santos afirmou que a denúncia de Renner “parte de frases ‘pinçadas’ e descontextualizadas para imputar crimes contra a honra às críticas do jornalista [Allan dos Santos]”. Além disso, defende que o blogueiro somente criticou a “presença de símbolos relativos a diversas agendas político-ideológicas defendidas por diversas entidades, portanto, pessoas jurídicas”.




 

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet