Quinta-feira, 18 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Operação Hígia: Mandado de prisão é cumprido em Cuiabá

OPERAÇÃO HÍGIA

28/07/2022 - 17:48 | Atualizada em 28/07/2022 - 19:28

Redação

Operação Hígia: Mandado de prisão é cumprido em Cuiabá

Foto: Reprodução

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco/MT) de Sorriso cumpriu nesta quinta-feira (28), em Cuiabá, mandado de prisão expedido na operação “Hígia”. A operação apura a prática de fraudes e desvio de recursos públicos envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde e empresas privadas.

Estima-se que o prejuízo causado aos cofres públicos supere o montante de R$ 3 milhões. De acordo com o Gaeco de Sorriso, para a execução das fraudes e desvio de recursos públicos, os investigados utilizavam-se de processos judiciais de saúde em curso, nos quais havia o bloqueio de valores nas contas do Estado de Mato Grosso para custear o tratamento médico pleiteado na ação.

Explica ainda que após o recurso ser bloqueado, era transferido ao Fundo Municipal de Saúde, e, a partir de uma mesma ação judicial, isto é, mesmo paciente e procedimento médico solicitado, eram confeccionados, por várias vezes, processos administrativos de pagamento, alterando-se, tão somente, a nota fiscal e o ofício que o acompanhavam.

A operação Hígia conta com o apoio das unidades do Gaeco de Cuiabá e Cáceres.

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Sorriso, município distante 397 km de Cuiabá, deflagrou nesta quinta-feira a operação “Hígia” com o cumprimento de mandados de busca e apreensão e sequestro de bens. A operação apura a prática de fraudes e desvio de recursos públicos envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde e empresas privadas.

Estima-se que o prejuízo causado aos cofres públicos supere o montante de R$ 3 milhões. A operação do Gaeco de Sorriso conta com o apoio das unidades do Gaeco de Cuiabá e Cáceres.

HIGIA – De acordo com a mitologia grega, Hígia é uma deusa da preservação da Saúde.


 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet