Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Executivo

“O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro”, livro da jornalista Juliana Dal Piva promete apimentar as eleições

24/07/2022 - 11:05

Redação

“O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro”, livro da jornalista Juliana Dal Piva promete apimentar as eleições

Foto: Reprodução

Resultado de mais de três anos de apuração, O Negócio do Jair: A história proibida do clã Bolsonaro desvenda o passado secreto da família que hoje comanda o Brasil. A jornalista Juliana Dal Piva parte do escândalo das rachadinhas exposto pelo caso Queiroz, a partir de dezembro de 2018, para contar uma história que remonta à entrada de Jair Bolsonaro na política na década de 1990.

No centro do passado que o clã tenta abafar, está um esquema de corrupção conhecido entre os participantes como o “Negócio do Jair”. O arranjo ocorria nos gabinetes funcionais ocupados pela família de Bolsonaro em seus mandatos políticos, seja de vereador, deputado estadual ou federal, e envolvia seus três filhos mais velhos, as duas ex-esposas e a atual, amigos, familiares — muitos deles atuando como funcionários fantasmas —, além de advogados e milicianos.

Com base em depoimentos exclusivos, cópias sigilosas dos autos judiciais, mais de cinquenta entrevistas, mil páginas em documentos, vídeos e gravações de áudio, a autora demonstra como, à sombra dos grandes esquemas partidários, o clã acumulou milhões de reais e construiu o projeto político autoritário e regressivo que conduziria o chefe da família ao posto mais alto da República.

Caixas com dinheiro vivo em casa

Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o texto traz revelações sobre a relação do presidente com André Siqueira Valle, ex-cunhado demitido do gabinete de Bolsonaro por não devolver a quantia exigida pelo então deputado. Valle relatou que viu caixas de dinheiro vivo dentro da casa de Bolsonaro na Barra da Tijuca no período em que vivia com eles.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet